AS ADVERSIDADES NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA E O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Crescencio, Ramon Volpasso ; Jordane, Alex ; Sondermann, Danielli Veiga Carneiro (2024)

dissertacao_mestrado

Este trabalho destaca a importância dos softwares de geometria dinâmica – em especial o GeoGebra – no ensino de matemática. Este aplicativo permite trabalhar os conteúdos de forma dinâmica a partir da combinação dos conceitos de geometria e de álgebra. Neste sentido, o uso do software GeoGebra pode propiciar um ambiente favorável à superação de dificuldades relacionadas à construção de conceitos e ideias matemáticas sobre a Geometria Plana. O alcance desta pesquisa compreendeu reflexões de como um processo formativo destinado a professores de matemática do Ensino Fundamental (séries finais) pode provocar práticas pedagógicas investigativas que envolvam o uso de um software de Geometria dinâmica – o GeoGebra. A abordagem da pesquisa é qualitativa, e seu levantamento de dados se deu por meio de questionários, gravações de áudio e vídeo e observações participantes. Notamos que, a partir da organização de um processo formativo continuado com a temática “o ensino de geometria plana e o software de GeoGebra”, houve a ampliação da forma de pensar o ensino de Geometria por parte dos cursistas, uma vez que temas conceituais considerados até mesmo por eles como abstratos forneceram subsídio para uma melhor compreensão por conta das atividades dinâmicas construídas no aplicativo. A partir dos resultados desta pesquisa, pode-se corroborar a ideia de que se faz necessário promover mais processos formativos direcionados ao uso das tecnologias digitais para ampliar as formas metodológicas de ensino. Também é possível desconstruir o paradigma de que estas ferramentas são complicadas e integrá-las às práticas de ensino em sala de aula. Diante dos dados, observa-se outro fator agravante: o distanciamento dos conhecimentos produzidos na academia em relação às instituições de ensino regular e aos professores atuantes, o que contribui para o empobrecimento no ensino de Geometria Plana, constatado em sala de aula.

This research highlights the importance of using software of dynamic geometry - in special GeoGebra - in the teaching of mathematics. This app allows to work contents in a dynamic way from the combination of concepts of geometry and algebra. By this sense, the use of GeoGebra can propitiate a favorable place to the overcoming of difficulties related to the building of concepts and mathematics ideas related to flat geometry. Thereby, the goal of this research is to analyze if a formative process can foment the preparation of the classes aiming to investigate using GeoGebra to teach the content linked to flat geometry by the elementary school teachers. The researching approach will be qualitative, which the data will be got from questionnaires, audio recordings, videos and observations. The researching will be based in the 'participate observation', having the goal such as going through the simple description of a situation, seeking to identify a greater meaning.


Coleções: