dc.contributor.advisor | Thiengo, Edmar Reis | |
dc.contributor.author | Cruz, Daniel dos Santos Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T22:31:19Z | |
dc.date.available | 2024-02-29T22:31:19Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | CRUZ, Daniel dos Santos Gonçalves. Aprendizagem das operações aritméticas fundamentais por um estudante com TEA e TDAH : algumas reflexões. 2023. 69 f. Monografia (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4393 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
O presente trabalho busca investigar o impacto de atividades de
ensino/aprendizagem das quatro operações matemáticas em um aluno com
diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade, visando melhorar seu desempenho e participação nas aulas
regulares de matemática. Conduzido por um estudante de licenciatura em
matemática em uma escola pública da rede municipal de Vitória, como parte do
programa de Residência Pedagógica da Capes, o projeto adotou práticas
pedagógicas para envolver o aluno e identificar as mais eficazes para seu
aprendizado. Além de avaliar o impacto dessas atividades, o estudo analisou sua
influência no desempenho e comportamento social do aluno, fundamentando-se nos
princípios de inclusão de Silvia Ester Orrú e Maria Tereza Eglér Mantoan, assim
como nos conceitos das operações aritméticas fundamentais de Marília e Mauro
Toledo. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa observou o aluno em
ambiente escolar e aplicou atividades para reforçar seus conhecimentos
matemáticos básicos. Os resultados indicaram uma melhora significativa em seu
desempenho, permitindo-lhe acompanhar o conteúdo com seus colegas e participar
mais ativamente das aulas. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
The present work aims to investigate the impact of teaching/learning activities of the
four mathematical operations on a student diagnosed with Autism Spectrum Disorder
and Attention Deficit Hyperactivity Disorder, with the goal of improving their
performance and participation in regular math classes. Conducted by a mathematics
undergraduate student at a public school in the municipal network of Vitória, as part
of the Capes Pedagogical Residency program, the project adopted pedagogical
practices to engage the student and identify the most effective ones for their learning.
In addition to assessing the impact of these activities, the study analyzed their
influence on the student's performance and social behavior, based on the inclusion
principles of Silvia Ester Orrú and Maria Tereza Eglér Mantoan, as well as the
fundamental arithmetic operations concepts by Marília and Mauro Toledo. Using a
qualitative approach, the research observed the student in the school environment
and applied activities to reinforce their basic mathematical knowledge. The results
indicated a significant improvement in their performance, enabling them to keep up
with the content alongside their peers and participate more actively in classes. | pt_BR |
dc.format.extent | 69 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem – Matemática – Prática | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática – Formação | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem das operações aritméticas fundamentais por um estudante com TEA e TDAH : algumas reflexões | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Cordeiro, Janivaldo Pacheco | |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Matemática | |
dc.contributor.member | Thiengo, Edmar Reis | |
dc.contributor.member | Cordeiro, Janivaldo Pacheco | |
dc.contributor.member | Sad, Ligia Arantes | |
dc.contributor.member | Prata Filho, Gilson Abdala | |
Redes Sociais