Aprendizagem das operações aritméticas fundamentais por um estudante com TEA e TDAH : algumas reflexões
Trabalho de Conclusão de Curso
RESUMO: O presente trabalho busca investigar o impacto de atividades de ensino/aprendizagem das quatro operações matemáticas em um aluno com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, visando melhorar seu desempenho e participação nas aulas regulares de matemática. Conduzido por um estudante de licenciatura em matemática em uma escola pública da rede municipal de Vitória, como parte do programa de Residência Pedagógica da Capes, o projeto adotou práticas pedagógicas para envolver o aluno e identificar as mais eficazes para seu aprendizado. Além de avaliar o impacto dessas atividades, o estudo analisou sua influência no desempenho e comportamento social do aluno, fundamentando-se nos princípios de inclusão de Silvia Ester Orrú e Maria Tereza Eglér Mantoan, assim como nos conceitos das operações aritméticas fundamentais de Marília e Mauro Toledo. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa observou o aluno em ambiente escolar e aplicou atividades para reforçar seus conhecimentos matemáticos básicos. Os resultados indicaram uma melhora significativa em seu desempenho, permitindo-lhe acompanhar o conteúdo com seus colegas e participar mais ativamente das aulas.
ABSTRACT: The present work aims to investigate the impact of teaching/learning activities of the four mathematical operations on a student diagnosed with Autism Spectrum Disorder and Attention Deficit Hyperactivity Disorder, with the goal of improving their performance and participation in regular math classes. Conducted by a mathematics undergraduate student at a public school in the municipal network of Vitória, as part of the Capes Pedagogical Residency program, the project adopted pedagogical practices to engage the student and identify the most effective ones for their learning. In addition to assessing the impact of these activities, the study analyzed their influence on the student's performance and social behavior, based on the inclusion principles of Silvia Ester Orrú and Maria Tereza Eglér Mantoan, as well as the fundamental arithmetic operations concepts by Marília and Mauro Toledo. Using a qualitative approach, the research observed the student in the school environment and applied activities to reinforce their basic mathematical knowledge. The results indicated a significant improvement in their performance, enabling them to keep up with the content alongside their peers and participate more actively in classes.
Redes Sociais