A educação ambiental no contexto da coleta seletiva com alunos e moradores do bairro Boa Esperança – Ibatiba-ES

Trindade, Daiane de Souza (2018)

Trabalho de Conclusão de Curso

RESUMO: A importância da educação ambiental na sociedade é um assunto fundamental para a vida de todos. Este projeto procurou identificar e caracterizar a figura do poluidor com vistas a buscar alternativas para a gestão dos resíduos sólidos urbanos do bairro Boas Esperança do Município de Ibatiba/ES, objetivando a criação de boas práticas e os sensibilizando com fins para uma visão de Sustentabilidade Ambiental. Utilizou-se a Educação Ambiental como ferramenta de auxilio para a coleta seletiva, na formação de agentes multiplicadores e disseminadores de conceitos e ideias que visam o melhoramento das condições das vias de uso comum entre os munícipes de Ibatiba/ES. Foram realizadas abordagens quantitativas, por método de pesquisa de campo, que possibilitaram a realização de levantamento de informações e a realização de analises comportamental, referente ao descarte irregular de resíduos sólidos no Bairro em estudo, realizado junto a uma turma de 8º ano da Escola Municipal David Gomes. Os resultados obtidos mostraram que, mesmo cientes das consequências do descarte inadequado dos resíduos sólidos urbanos, alguns moradores insistem em descartar seus resíduos em locais impróprios, como praças e canteiros. Verificou-se também que os alunos não conseguiram descrever medidas ou ações simples que visasse produzir menos resíduos sólidos domiciliares dentro da nossa própria casa. Outrossim, foi possível despertar o interesse e envolvimento dos alunos em busca dos benefícios que o projeto de educação ambiental pôde proporcionar para o bairro, como agentes multiplicadores de informações.

ABSTRACT: The importance of environmental education in society is a fundamental matter for everyone's life. This project seeks to identify and characterize the polluter with views to seek alternatives for the management of municipal solid waste of Good hope district municipality of Rosário-ES, aiming at the creation of good practices to the residents of the Neighborhood raising awareness to a vision of environmental sustainability. The search search-if environmental education as a tool to aid for selective collection in the training of multipliers and disseminators of concepts and ideas aimed at improving the conditions of the roads of common use among neighbours of Rosário. The achievement of quantitative approaches, by method of field research, which enabled the completion of survey information and behavioral analysis for irregular disposal of solid waste in Boa Esperança District performed with the eighth grade class of the Municipal school David Garcia. The results showed that even aware of the consequences of improper disposal of solid urban waste, some residents insist on discard their waste in inappropriate places such as squares and flower beds. We noticed that students were unable to describe measures or simple actions where we can produce less household solid waste, within our own House. In addition, it was possible to awaken the interest and involvement of students in search of the benefits that the project of environmental education can provide for the neighborhood.


Colecciones: