dc.contributor.advisor | Coelho, Marco Antônio Pereira | |
dc.contributor.author | Pereira, Michelle Thomes do Rozário | |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T14:37:35Z | |
dc.date.available | 2024-02-29T14:37:35Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Pereira, Michelle Thomes do Rozário. Capacitação docente na ferramenta canva para cursos de qualificação profissional: organizando projetos práticos e inovadores. 2023. 32 f. TCC (Pós Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica ) - Instituto Federal do Espírito Santo – Cefor, Vitória, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4389 | |
dc.description.abstract | O texto traz uma reflexão de como a qualificação de professores seja necessária para uma adequação de conteúdos que envolvam comprometimento e engajamento por parte do profissional, sendo claro que isto seja válido para toda a equipe que deve estar na mesma linha de pensamento. Por meio da qualificação de profissionais, como adequar conteúdos didáticos em projeto inovadores? Esta pergunta nos leva a pensar em novas práticas de ensino. O objetivo tem como refletir sobre a capacitação do professor e de que forma essa capacitação estimula o aprimoramento do profissional que pode utiliza do conhecimento para transformar suas aulas mais didáticas. O uso da metodologia ativa propicia utilizar recursos sendo eles tecnológicos ou projetos para inovar a forma de ensinar, tendo como objetivo o maior aproveitamento do aluno nos conteúdos estudados. O aluno passa a ser o protagonista, produzindo, atuando, criando, desenvolvendo e aplicando diversos saberes. A qualificação sendo presencial ou online que é outro recurso muito atrativo, porém exige um público que tem um maior domínio com as tecnologias, pois na nossa área há muitos profissionais que ainda tem uma grande dificuldade e resistência as tecnologias. As aulas teóricas trabalham na produção do conhecimento em construir seus saberes, diferente das aulas práticas que o aluno vê o trabalho realizado, portanto nem sempre as aulas teóricas são atrativas e dependendo leva o aluno evadir, por não conseguir lidar com a produção de seu conhecimento, para isso é tão importante o aprimoramento profissional que engaja ao professor criar e adequar projetos e inserir a tecnologia neste contexto, mostrando para o aluno a importância da teoria que traz uma base do desenvolvimento do saber e assim depois aplica-lo por meio de projetos. A busca pelo conhecimento e aprimoramento profissional deve ser constante para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas, os projetos apresentados no decorres do texto foram experiências aplicadas em salas de aula, bem conduzidas e tiveram um retorno das práticas dos alunos muito positiva, levando em consideração as dificuldades do público de atuação. Na avaliação dos projetos pode-se perceber o que é necessário modificar, melhoras ou até mesmo explorar mais dos alunos. É importante que o conhecimento é a prática sejam um conjunto para o desenvolvimento do conhecimento pois um depende do outro. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Qualificações profissionais | pt_BR |
dc.subject | Canva (Aplicativo de design) | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.title | Capacitação docente na ferramenta canva para cursos de qualificação profissional: organizando projetos práticos e inovadores | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas em Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Neto, Giovani Zanetti | |
dc.contributor.member | Junior, Josino Lucindo Mendes | |
Redes Sociais