O empreendedorismo e a inovação nas práticas didático-pedagógicas na educação profissional e tecnológica.

Teixeira, Graciele Rangel (2023)

tcc

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil é uma modalidade educacional que se dedica à formação de profissionais qualificados para atenderem às demandas do mercado de trabalho. Nesse contexto, o presente estudo visa identificar as formas nas quais o empreendedorismo e a inovação potencializam o processo metodológico e as práticas didático-pedagógicas na EPT. A pesquisa utilizou o método de revisão bibliográfica e bibliométrica. As literaturas consultadas proporcionaram uma nova visão do assunto, inclusive a nível global identificando autores, países e instituições que mais publicam. Dentre os resultados foi possível perceber que o empreendedorismo e a inovação podem potencializar as metodologias de aprendizagem, introduzindo abordagens práticas, projetos reais e experiências interativas, estimulando o aprendizado ativo dos estudantes. Ainda promovem a atualização constante dos conteúdos, adaptando-se às demandas do mercado e tecnologias emergentes. O trabalho buscou contribuir com a disseminação do empreendedorismo e da inovação nas metodologias de aprendizagem existentes na EPT e possibilitar avanços e aprofundamentos nas experiências que estão sendo desenvolvidas nos países e instituições que lideram as pesquisas sobre o tema.


Colecciones: