Núcleo de educação permanente para gestores em saúde, uma proposta de intervenção em unidades básicas de saúde

Medeiros, Sandra Barbosa de Morais (2023)

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Esta proposta de intervenção em unidades básicas de saúde teve como objetivo geral identificar quais são os desafios do gerente de unidade básica de saúde no cotidiano de trabalho e propor um projeto de intervenção. Trata-se de um estudo com abordagem quali-quantitativa, com objetivo descritivo e procedimento de estudo de caso com levantamento de dados. Para o levantamento de dados foi utilizado um questionário semi estruturado com entrevista individual. O resultado do perfil dos gerentes apontou para100% do sexo feminino, média de tempo na função de gerente foi de 6,83 meses, 83,33% têm curso superior e 100% não teve nenhum tipo de treinamento quando assumiram o cargo. Entre as dificuldades listadas pelos gerentes de unidade de saúde entrevistados estão a dificuldade de resolução de problemas que dependem da articulação de serviços de outras secretarias, falta de apoio da secretaria de saúde para execução de ações de prevenção em saúde, atendimento de uma área de abrangência extensa, trazendo sobrecarga de trabalho para os profissionais. Já o que elas definiram como os principais desafios estão a falta de recursos materiais básicos, administração de conflitos interpessoais na equipe, falta de mão de obra qualificada e capacitação para os profissionais, ausência de fluxos de alguns serviços dentro da rede municipal de saúde. Como proposta de intervenção o estudo propôs a criação de um Núcleo de Educação Permanente – NEP no município. Este núcleo será voltado para oferta de educação permanente para gerentes e lideranças dentro da secretaria municipal de saúde. A proposta traz uma metodologia para execução do projeto e um cronograma para implantação. Os dados do estudo abrem caminhos para um plano de intervenção pautado na educação permanente que pode ajudar não só os gerentes de unidade, mas também outros profissionais que trabalham com liderança.


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