A IMPORTÂNCIA DO ENSINO HÍBRIDO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
tcc
RESUMO: O ensino híbrido vem sendo um tema muito debatido no âmbito educacional, principalmente no contexto da pandemia, sendo uma temática que envolve vários aspectos. Este trabalho objetivou identificar a importância da tecnologia para a educação, bem como os desafios e oportunidades do ensino híbrido no ensino superior, sendo desenvolvido no curso de Práticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica. Parte do debate feito na presente pesquisa envolve questões em torno da educação a distância, modalidade contida no ensino híbrido. Dessa forma, será abordado tanto os problemas, quanto as questões que são soluções no ensino a distância, para posteriormente definir porque estamos debatendo sobre o ensino híbrido. Para realizar a reflexão e aprofundarmos no assunto estudado, a pesquisa apoiou-se em fontes como artigos, livros e dissertações que trazem discussões e abordam o tema citado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Por meio das leituras e pesquisas realizadas, foi possível perceber e refletir sobre a importância da tecnologia para a educação, bem como para a sociedade e ainda como ferramenta fundamental para que o ensino híbrido aconteça com qualidade. As pesquisas mostraram que o uso de tecnologias vem se fazendo presente em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, revelando também que o ensino híbrido é uma modalidade em constante crescimento e que provoca diversos debates sobre sua qualidade e suas contribuições para o processo de democratização do Ensino Superior Brasileiro. O estudo evidenciou que o ensino híbrido amplia o ambiente educativo e cumpre sua função social, favorecendo os estudantes, e proporcionando diversas oportunidades, como a flexibilidade de horários e acesso aos conteúdos e recursos de aprendizagem em diferentes espaços, em tempo real.
ABSTRACT: Hybrid teaching has been a hotly debated topic in the educational field, especially in the context of the pandemic, being a topic that involves several aspects. This work aimed to identify the importance of technology for education, as well as the challenges and opportunities of hybrid teaching in higher education, being developed in the Pedagogical Practices for Professional and Technological Education course. Part of the debate carried out in this research involves issues surrounding distance education, a modality contained in hybrid teaching. In this way, both the problems and the issues that are solutions in distance learning will be addressed, to later define why we are debating hybrid teaching. To carry out reflection and delve deeper into the subject studied, the research was based on sources such as articles, books and dissertations that bring discussions and address the topic mentioned. This is qualitative bibliographical research. Through the readings and research carried out, it was possible to understand and reflect on the importance of technology for education, as well as for society and also as a fundamental tool for hybrid teaching to happen with quality. Research has shown that the use of technologies has been present at all levels, stages and modalities of teaching, also revealing that hybrid teaching is a modality in constant growth and that it provokes several debates about its quality and its contributions to the process of democratization of Brazilian Higher Education. The study showed that hybrid teaching expands the educational environment and fulfills its social function, benefiting students and providing diverse opportunities, such as flexible schedules and access to content and learning resources in different spaces, in real time.
Redes Sociais