Show simple item record

INTEGRAÇÃO ENTRE GEOCIÊNCIAS E SABERES SOCIOAMBIENTAIS: UMA AULA DE CAMPO NA PLANÍCIE ALUVIONAR DO RIO DOCE

dc.contributor.advisorCampos, Carlos Roberto Pires
dc.contributor.authorCapaz, Thiago de AlcantaraPortugues
dc.date.accessioned2024-02-22T11:17:13Z
dc.date.available2024-02-22T11:17:13Z
dc.date.issued2024-02-21
dc.identifier.citation- CAPAZ, Thiago de Alcântara. Integração entre Geociências e Saberes Socioambientais: uma aula de campo na planície aluvionar do rio Doce. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha, Vitória, 2024..pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4364
dc.description.abstractDa perspectiva da Educação Ambiental, propomos práticas educativas sob a matriz teórica da metodologia das aulas de campo, com a concepção interdisciplinar das Geociências para a Educação Básica. Com o objetivo de desenvolver aulas de campo nos ambientes fluviais do rio Doce, compreendemos a importância de identificar os tópicos de geologia e geomorfologia fluvial. Recorremos à caracterização dos espaços não formais do ambiente estudado, a Bacia Hidrográfica do Rio Doce, evidenciando as feições geológicas e geomorfológicas, de modo a articular tais tópicos com saberes socioambientais em aulas de campo, apontando as potencialidades pedagógicas do rio Doce. O Estudo de Caso com Educadores Ambientais do município de Colatina é fruto da parceria com o Projeto Rio Doce Escolar, na qual exercemos em uma relação de Mediação/Parceria no desenvolvimento de Propostas Pedagógicas em Educação Ambiental. Reconhecemos durante a pesquisa, três etapas da aula de campo: pré-campo; campo e pós-campo. Na etapa pré-campo ofertamos dois cursos no formato MOOC para auxiliar nas Propostas Pedagógicas Aplicadas pelos Educadores Ambientais. Na etapa campo, sugerimos a realização de uma aula de campo no rio Doce. Na etapa pós-campo, compreendemos o Relato de Experiência das Propostas Pedagógicas Aplicadas. Refletimos sobre a Aprendizagem Significativa em relação às bases pedagógicas da aula de campo, sobre os tópicos de Geociências dos ambientes fluviais e das questões socioambientais. Os desdobramentos da pesquisa compõem a cartilha que indicamos para Educadores Ambientais onde sugerimos práticas exequíveis no espaço não-formal, intitulado “O MOOC como facilitador para aulas de campo no rio Doce”.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – FACTO e a Fundação RENOVA.pt_BR
dc.format.extent128 f. / 5,29 MBpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPrática Pedagógica. Educação Ambiental. MOOC.pt_BR
dc.titleINTEGRAÇÃO ENTRE GEOCIÊNCIAS E SABERES SOCIOAMBIENTAIS: UMA AULA DE CAMPO NA PLANÍCIE ALUVIONAR DO RIO DOCEpt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
dc.contributor.institutionIFESpt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3541902868372066pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vila_Velhapt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
ifes.researchAreaEducação não-formal, diversidade e sustentabilidade. Aula de campo: ensino das Geociênciaspt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3541902868372066pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação em Ciências e Matemática do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo
dc.contributor.memberPassos, Marize, Lyra Silva
dc.contributor.memberOlveira, Márcia Gonçalves de
dc.contributor.memberCardoso, Rafaela Duda
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7708-4597pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/4004424177280845pt_BR
ifes.member.orcidhttp://lattes.cnpq.br/2109227810924409pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7708-4597pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record