dc.contributor.advisor | Campos, Carlos Roberto Pires | |
dc.contributor.author | Capaz, Thiago de Alcantara | Portugues |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T11:17:13Z | |
dc.date.available | 2024-02-22T11:17:13Z | |
dc.date.issued | 2024-02-21 | |
dc.identifier.citation | - CAPAZ, Thiago de Alcântara. Integração entre Geociências e Saberes Socioambientais: uma aula de campo na planície aluvionar do rio Doce. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha, Vitória, 2024.. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4364 | |
dc.description.abstract | Da perspectiva da Educação Ambiental, propomos práticas educativas sob a matriz teórica da metodologia das aulas de campo, com a concepção interdisciplinar das Geociências para a Educação Básica. Com o objetivo de desenvolver aulas de campo nos ambientes fluviais do rio Doce, compreendemos a importância de identificar os tópicos de geologia e geomorfologia fluvial. Recorremos à caracterização dos espaços não formais do ambiente estudado, a Bacia Hidrográfica do Rio Doce, evidenciando as feições geológicas e geomorfológicas, de modo a articular tais tópicos com saberes socioambientais em aulas de campo, apontando as potencialidades pedagógicas do rio Doce. O Estudo de Caso com Educadores Ambientais do município de Colatina é fruto da parceria com o Projeto Rio Doce Escolar, na qual exercemos em uma relação de Mediação/Parceria no desenvolvimento de Propostas Pedagógicas em Educação Ambiental. Reconhecemos durante a pesquisa, três etapas da aula de campo: pré-campo; campo e pós-campo. Na etapa pré-campo ofertamos dois cursos no formato MOOC para auxiliar nas Propostas Pedagógicas Aplicadas pelos Educadores Ambientais. Na etapa campo, sugerimos a realização de uma aula de campo no rio Doce. Na etapa pós-campo, compreendemos o Relato de Experiência das Propostas Pedagógicas Aplicadas. Refletimos sobre a Aprendizagem Significativa em relação às bases pedagógicas da aula de campo, sobre os tópicos de Geociências dos ambientes fluviais e das questões socioambientais. Os desdobramentos da pesquisa compõem a cartilha que indicamos para Educadores Ambientais onde sugerimos práticas exequíveis no espaço não-formal, intitulado “O MOOC como facilitador para aulas de campo no rio Doce”. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – FACTO e a Fundação RENOVA. | pt_BR |
dc.format.extent | 128 f. / 5,29 MB | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica. Educação Ambiental. MOOC. | pt_BR |
dc.title | INTEGRAÇÃO ENTRE GEOCIÊNCIAS E SABERES SOCIOAMBIENTAIS: UMA AULA DE CAMPO NA PLANÍCIE ALUVIONAR DO RIO DOCE | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
dc.contributor.institution | IFES | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3541902868372066 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
ifes.researchArea | Educação não-formal, diversidade e sustentabilidade. Aula de campo: ensino das Geociências | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3541902868372066 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação em Ciências e Matemática do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo | |
dc.contributor.member | Passos, Marize, Lyra Silva | |
dc.contributor.member | Olveira, Márcia Gonçalves de | |
dc.contributor.member | Cardoso, Rafaela Duda | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7708-4597 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/4004424177280845 | pt_BR |
ifes.member.orcid | http://lattes.cnpq.br/2109227810924409 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7708-4597 | pt_BR |
Redes Sociais