INTEGRAÇÃO ENTRE GEOCIÊNCIAS E SABERES SOCIOAMBIENTAIS: UMA AULA DE CAMPO NA PLANÍCIE ALUVIONAR DO RIO DOCE

Capaz, Thiago de Alcantara (2024-02-21)

dissertacao_mestrado

Da perspectiva da Educação Ambiental, propomos práticas educativas sob a matriz teórica da metodologia das aulas de campo, com a concepção interdisciplinar das Geociências para a Educação Básica. Com o objetivo de desenvolver aulas de campo nos ambientes fluviais do rio Doce, compreendemos a importância de identificar os tópicos de geologia e geomorfologia fluvial. Recorremos à caracterização dos espaços não formais do ambiente estudado, a Bacia Hidrográfica do Rio Doce, evidenciando as feições geológicas e geomorfológicas, de modo a articular tais tópicos com saberes socioambientais em aulas de campo, apontando as potencialidades pedagógicas do rio Doce. O Estudo de Caso com Educadores Ambientais do município de Colatina é fruto da parceria com o Projeto Rio Doce Escolar, na qual exercemos em uma relação de Mediação/Parceria no desenvolvimento de Propostas Pedagógicas em Educação Ambiental. Reconhecemos durante a pesquisa, três etapas da aula de campo: pré-campo; campo e pós-campo. Na etapa pré-campo ofertamos dois cursos no formato MOOC para auxiliar nas Propostas Pedagógicas Aplicadas pelos Educadores Ambientais. Na etapa campo, sugerimos a realização de uma aula de campo no rio Doce. Na etapa pós-campo, compreendemos o Relato de Experiência das Propostas Pedagógicas Aplicadas. Refletimos sobre a Aprendizagem Significativa em relação às bases pedagógicas da aula de campo, sobre os tópicos de Geociências dos ambientes fluviais e das questões socioambientais. Os desdobramentos da pesquisa compõem a cartilha que indicamos para Educadores Ambientais onde sugerimos práticas exequíveis no espaço não-formal, intitulado “O MOOC como facilitador para aulas de campo no rio Doce”.


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