Uso de Metodologias Ativas Integradas à Tecnologias Digitais no Ensino Híbrido de Bioquímica dos Seres Vivos para Estudantes do Ensino Médio

Cardozo, Luciano Carneiro (2024)

tcc

RESUMO: A promoção de uma educação que vença paradigmas e supere as formas obsoletas de ensinar e aprender, características da Pedagogia tradicional, é um desafio constante dos educadores e comunidade escolar nos últimos tempos. Para tanto, já não se pode conceber uma educação de professor transmissor e estudante receptor, por isso faz-se necessário abarcar em novas formas de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, partindo do pressuposto que o estudante é o protagonista de sua aprendizagem, e o professor mediador de todo esse processo. O uso das tecnologias digitais de educação é uma estratégia de transformar e ressignificar a educação que hoje conhecemos. Nesse sentido, implantá-las e consolidá-las no contexto da sala de aula pode ser uma excelente estratégia para o êxito do processo de ensino e aprendizagem. No cenário pandêmico, e até mesmo no pós-pandêmico, o uso das tecnologias digitais têm sido um forte aliado do ensino híbrido, e não há como retroceder nos avanços alcançados até aqui. O ensino de bioquímica é de extrema importância para compreender os processos de saúde e doença na população, e dessa forma, consolidar esse aprendizado é intervir favoravelmente na saúde e bem estar dos indivíduos. A educação em saúde não é amplamente disseminada nas escolas, por isso, tecer uma discussão sobre a sua aplicação no contexto escolar faz-se necessário como forma de ultrapassar os limites dessas duas áreas, que devem dialogar e propor estratégias para a promoção integral da saúde, através da educação. Este trabalho teve por objetivo explanar qualitativamente as ações de implantação de metodologias ativas de ensino, à luz do pensamento freireano de inserção e intervenção no cotidiano, através de uma aprendizagem significativa, ou seja, aquela que se leva e se aplica na vida. Nesse sentido, adotou-se, com os estudantes de quatro turmas do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual situada em Piúma, Espírito Santo, Brasil, o uso de tecnologias digitais para o ensino de bioquímica, relacionando-o com os processos de saúde e doença, como forma de promover educação em saúde no ambiente escolar. O percurso metodológico baseou-se em uma sequência de atividades subsidiadas por metodologias ativas, a partir de ferramentas digitais para discutir assuntos relacionados à bioquímica inorgânica e orgânica dos seres vivos. Os resultados obtidos mostraram que as metodologias ativas, integradas às tecnologias digitais, têm potencial impacto no ensino aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos.

ABSTRACT: The promotion of an education that overcomes paradigms and overcomes obsolete ways of teaching and learning, characteristics of traditional Pedagogy, is a constant challenge for educators and the school community in recent times. Therefore, it is no longer possible to conceive an education of a transmitting teacher and a receiving student, so it is necessary to embrace new ways of improving the teaching and learning process, based on the assumption that the student is the protagonist of his learning, and the mediator of this whole process. The use of digital education technologies is a strategy to transform and re-signify the education we know today. In this sense, implementing and consolidating them in the context of the classroom can be an excellent strategy for the success of the teaching and learning process. In the pandemic scenario, and even in the post-pandemic scenario, the use of digital technologies has been a strong ally of blended learning, and there is no way to go back on the advances achieved so far. The teaching of biochemistry is extremely important to understand the health and disease processes in the population, and in this way, consolidating this learning is to intervene favorably in the health and well-being of individuals. Health education is not widely disseminated in schools, therefore, having a discussion about its application in the school context is necessary as a way to overcome the limits of these two areas, which must dialogue and propose strategies for the integral promotion of health through education. This work aimed to qualitatively explain the implementation actions of active teaching methodologies, in the light of Freire's thinking of insertion and intervention in everyday life, through meaningful learning, that is, one that is taken and applied in life.In this sense, with the students of four classes of the 1st year of high school at a state school located in Piúma, Espírito Santo, Brazil, the use of digital technologies for the teaching of biochemistry was adopted, relating it to the processes of health and illness, as a way of promoting health education in the school environment. The methodological course was based on a sequence of activities supported by active methodologies, from digital tools to discuss issues related to the inorganic and organic biochemistry of living beings. The results obtained showed that active methodologies, integrated with digital technologies, have a potential impact on teaching and learning, contributing to the development of skills and competences in students.


Collections: