Show simple item record

Grêmio estudantil : caminhos para emancipação

dc.contributor.advisorSantos, Leonardo Bis dos
dc.contributor.authorZambon, Gabriel Franco de Oliveira
dc.date.accessioned2019-05-24T20:56:50Z
dc.date.available2019-05-24T20:56:50Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationZAMBOM, Gabriel Franco de Oliveira. Grêmio estudantil: caminhos para emancipação. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/435
dc.description.abstractRESUMO: A presente dissertação está inserida na linha de Práticas Educativas do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, e nas discussões acerca do conceito de emancipação, desenvolvidas no Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sociedade e Emancipação (GEPESE), do mesmo instituto. Em tal pesquisa, objetivamos compreender o funcionamento dos grêmios estudantis das escolas de ensino fundamental, no município da Serra (ES). Definimos como problema de pesquisa a seguinte questão: como os alunos das escolas municipais da Serra (ES) têm atuado à frente dos grêmios estudantis? Assumimos como perspectiva teórica e metodológica o materialismo histórico-dialético. Os grêmios estudantis são analisados a partir de dois aspectos: o da representatividade dos interesses discentes; e o da formação dos alunos. Foram investigados doze grêmios estudantis, num primeiro momento e, posteriormente, com o objetivo de nos aproximarmos dessas entidades discentes e analisarmos de perto o seu funcionamento, focamos a pesquisa em três. Como resultado, temos que os grêmios estudantis das escolas municipais da Serra não estão funcionando de acordo com seus próprios estatutos, os gremistas agem de maneira dependente aos profissionais que atuam na escola e desconhecem o funcionamento da própria entidade em que atuam.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present master’s thesis is inserted in the line research of Educational Practices of the Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, in Instituto Federal do Espírito Santo, and in the discussions about the concept of emancipation, developed in the Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sociedade e Emancipação, in same institute. In this research, we aimed to know the functioning of the students councils of elementary schools, in the city of Serra (ES). We define the following question as a research problem: how have students from the municipal schools of Serra (ES) performed at the head of the students councils? We assume as theoretical and methodological perspective historical-dialectical materialism. The students councils are analyzed from two aspects: the representativeness of the student interests; and the student training. Twelve students councils were under-studied at first, and later, in order to approach these student entities and to analyze their functioning closely, we focused the research on three. As a result, we have that the student councils of Serra's municipal schools are not functioning according to their own statutes, the gremistas act in a dependent manner to the professionals who work in the school and are unaware of the functioning of the entity in which they act.pt_BR
dc.format.extent114 f. : il. ; 30 cmpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMovimentos estudantispt_BR
dc.subjectEstudantes - Atividades políticaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAssociações estudantispt_BR
dc.titleGrêmio estudantil : caminhos para emancipaçãopt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
ifes.campusCampus Vitóriapt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Humanidadespt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9329890613026505
ifes.course.underposgraduatePrograma de Pós-graduação em Ensino de Humanidades
dc.contributor.memberFonte, Sandra Soares Della
dc.contributor.memberOliveira, Ueber José de
dc.contributor.memberStocco, Aline Faé
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9048-8705


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record