Grêmio estudantil : caminhos para emancipação

Zambon, Gabriel Franco de Oliveira (2018)

Dissertação de mestrado

RESUMO: A presente dissertação está inserida na linha de Práticas Educativas do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, e nas discussões acerca do conceito de emancipação, desenvolvidas no Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sociedade e Emancipação (GEPESE), do mesmo instituto. Em tal pesquisa, objetivamos compreender o funcionamento dos grêmios estudantis das escolas de ensino fundamental, no município da Serra (ES). Definimos como problema de pesquisa a seguinte questão: como os alunos das escolas municipais da Serra (ES) têm atuado à frente dos grêmios estudantis? Assumimos como perspectiva teórica e metodológica o materialismo histórico-dialético. Os grêmios estudantis são analisados a partir de dois aspectos: o da representatividade dos interesses discentes; e o da formação dos alunos. Foram investigados doze grêmios estudantis, num primeiro momento e, posteriormente, com o objetivo de nos aproximarmos dessas entidades discentes e analisarmos de perto o seu funcionamento, focamos a pesquisa em três. Como resultado, temos que os grêmios estudantis das escolas municipais da Serra não estão funcionando de acordo com seus próprios estatutos, os gremistas agem de maneira dependente aos profissionais que atuam na escola e desconhecem o funcionamento da própria entidade em que atuam.

ABSTRACT: The present master’s thesis is inserted in the line research of Educational Practices of the Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, in Instituto Federal do Espírito Santo, and in the discussions about the concept of emancipation, developed in the Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sociedade e Emancipação, in same institute. In this research, we aimed to know the functioning of the students councils of elementary schools, in the city of Serra (ES). We define the following question as a research problem: how have students from the municipal schools of Serra (ES) performed at the head of the students councils? We assume as theoretical and methodological perspective historical-dialectical materialism. The students councils are analyzed from two aspects: the representativeness of the student interests; and the student training. Twelve students councils were under-studied at first, and later, in order to approach these student entities and to analyze their functioning closely, we focused the research on three. As a result, we have that the student councils of Serra's municipal schools are not functioning according to their own statutes, the gremistas act in a dependent manner to the professionals who work in the school and are unaware of the functioning of the entity in which they act.


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