Uma Sequência Didática para o Estudo dos Níveis de Leitura de Curcio

Juvencio, Magno Junior (2024-02-02)

tcc

ABSTRACT: This article aims to develop a didactic sequence focused on reading and interpreting statistical graphs, using Curcio levels as support. This is qualitative research with a diagnostic perspective. The process of analyzing the understanding of graphic language was based on the ideas proposed by Curcio, who considers three levels of understanding graphic language: reading the data - Level I, reading between the data - Level II and reading beyond the data - Level III). Given the results already observed in the literature, it is expected that students will have difficulties in level II, which requires fundamental mathematical operations to understand the relationship between the quantities shown in the graphs, and a good performance in levels I and III, which require a reading punctual and inference of the analyzed data. Finally, it is concluded that the activities of reading and graphical interpretation of data must be cultivated by students and teachers during their professional development processes, in order to reach an adequate level, since only the construction of graphs is not a sufficient task for the student to develop evidence of statistical literacy. Keywords: Statistical Education; graphics; Curcio Levels; interdisciplinarity.

RESUMO: Este artigo tem como objetivo desenvolver uma sequência didática com foco na leitura e interpretação de gráficos estatísticos, tendo como suporte os níveis de Curcio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com perspectiva diagnóstica. O processo de análise da compreensão da linguagem gráfica pautou-se nas ideias propostas por Curcio, que considera três níveis de compreensão da linguagem gráfica: leitura dos dados - Nível I, leitura entre os dados - Nível II e leitura além dos dados - Nível III). Diante dos resultados já observados na literatura, espera-se que esses níveis auxiliem o docente na elaboração ou seleção de problemas estatísticos, se atentando, principalmente ao nível II, que requer operações matemáticas II, que requer operações matemáticas fundamentais para compreender a relação entre as grandezas evidenciadas nos gráficos, e um bom desempenho nos níveis I e III, que solicitam uma leitura pontual e inferência dos dados analisados. Por fim, conclui-se que as atividades de leitura e interpretação gráfica de dados devem ser cultivadas por alunos e docentes durante seus processos de desenvolvimento profissional, a fim de atingir um nível adequado, visto que apenas a construção dos gráficos não é uma tarefa suficiente para que o aluno possa desenvolver indícios de letramento estatístico.


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