Chapeuzinho vermelho: a gramática do design visual em Charles Perrault

Costa, Stefani Moreira (2021)

tcc

RESUMO: Visto que o ensino da Língua Portuguesa tem a função de desenvolver as competências discursiva dos alunos, é importante ressaltar que os gêneros são tidos como o núcleo do ensino da disciplina. Dessa forma, o conhecimento sobre os gêneros não se baseia somente na literatura, mas a uma ampla categoria distintiva e diversas perspectivas teóricas. Sendo assim, objetivou-se o enfoque na análise do Design Visual sobre os valores composicionais no conto Chapeuzinho Vermelho de Charles Perrault. A partir de uma pesquisa qualitativa composta pela análise de imagens na qual foram analisados os valores de dado-novo, ideal-real e margem-centro. Em seguida, observou-se o significado de cada valor para o sentido das imagens, sendo a estas, acrescentado uma narrativa. Diante do estudo, pode-se observar que a narrativa visual se constrói e modifica com o desdobramento da história. Nas imagens analisadas, houve maior recorrência no posicionamento marginal, em relação aos valores centrais. De tal modo, destaca-se a importância do estudo da gramática do Design Visual, pois é através deste que se descobre formas de interações sociais, experiências e até mesmo relações umas com as outras.