BNCC e alguns impactos na produção de livros didáticos no Brasil: colocação pronominal em destaque
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Esta pesquisa objetiva descrever e analisar de maneira comparativa o ensino de Colocação Pronominal nos livros didáticos Se liga na língua: literatura, produção de texto e linguagem (2016), de Cristiane Siniscalchi e Wilton Ormundo e Se liga nas linguagens: português (2020), dos mesmos autores, analisando se a promulgação da BNCC (2018) influenciou alguma mudança na produção de livros didáticos. O trabalho foi desenvolvido apartir dos estudos de Bagno (2002), Faraco (2017) e Geraldi ([1984]1991) em relação ao ensino de Gramática e de gramáticos como Rocha Lima (2020), Bechara (2009), Cunha e Cintra (2017) e Cegalla (1994) para o aprofundamento dos estudos sobre Colocação Pronominal. Após análise dos dados, foi possível chegar à conclusão de que os materiais analisados, na parte teórica, apresentam abordagem do conteúdo de forma prescritiva, entrando em discordância com o que propõe a BNCC sobre o eixo de análise linguística/semiótica. Na parte das atividades, é perceptível uma mudança na construção dos questionamentos utilizados nos exercícios, todavia, essas mudanças são mínimas.
ABSTRACT: This research aims to describe and comparatively analyze the teaching of Pronominal Placement in the textbooks "Se liga na língua: literatura, produção de texto e linguagem" (2016) by Cristiane Siniscalchi and Wilton Ormundo, and "Se liga nas linguagens: português" (2020) by the same authors. The analysis investigates whether the promulgation of the BNCC (2018) influenced any changes in the production of textbooks. The study was developed based on the works of Bagno (2002), Faraco (2017), and Geraldi ([1984]1991) regarding Grammar teaching, as well as grammarians such as Rocha Lima (2020), Bechara (2009), Cunha e Cintra (2017), and Cegalla (1994) for a deeper understanding of Pronominal Placement studies. After analyzing the data, it was possible to conclude that the analyzed materials, in the theoretical part, present a prescriptive approach to the content, which contrasts with the approach recommended by the BNCC regarding the linguistic/semiotic analysis axis. In the activities section, there is a noticeable change in the construction of the questions used in the exercises; however, these changes are minimal.
Redes Sociais