dc.contributor.advisor | Scalzer, Jaquelini | |
dc.contributor.author | Cruz, Helen Daniele Vieira | |
dc.contributor.author | Silva, Rílary Fátima de Freitas | |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T12:52:29Z | |
dc.date.available | 2024-02-16T12:52:29Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Cruz, Helen Daniele Vieira; Silva, Rilary Fátima de Freitas. Ludicidade em foco: livro sensorial como facilitador no ensino de botânica na perspectiva da educação inclusiva. 2023. 54f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4345 | |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa abordou a ludicidade e o uso do Livro Sensorial como facilitador no ensino de botânica na perspectiva da educação inclusiva, com foco na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A metodologia envolveu pesquisa aplicada, qualiquantitativa, descritiva, com observação direta-participante e análise de dados baseada em Bardin (2011). Alunos foram selecionados, além do contato prévio que já existia em função do Residência Pedagógica, o questionário Google Forms, divulgado na escola, permitindo que os alunos interessados se inscrevessem. A pesquisa teve como objetivo principal analisar a eficácia do livro sensorial e atividades lúdicas como ferramentas metodológicas facilitadoras para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante aulas de botânica. A aplicação do conhecimento inclui atividades como dinâmica de desenhos e o jogo educativo "Torta na Cara", destinados a reforçar o aprendizado de forma lúdica. A análise de conteúdo destacou a interação como elemento determinante, influenciando o processo ensino-aprendizagem e a eficácia das estratégias pedagógicas. A introdução de atividades lúdicas revelou-se valiosa, facilitando a participação colaborativa entre os não autistas e autistas. O uso do livro sensorial, destacou não apenas uma maior retenção de informações e engajamento dos alunos com essa abordagem, mas também apontou que a inclusão de elementos sensoriais contribuiu significativamente para uma compreensão mais aprofundada e memorável dos conceitos botânicos. Ressaltamos a eficácia da ludicidade e do Livro Sensorial no aprimoramento da compreensão e retenção desses conceitos, evidenciando a importância de métodos inovadores no contexto educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 54 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Estimulação sensorial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.title | Lucidade em foco : livro sensorial como facilitador no ensino de botânica na perspectiva da educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Teresa | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | https://lattes.cnpq.br/5728042374220565 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1542737525038734 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Ciências Biológicas | |
dc.contributor.member | Caldara Junior, Vilácio | |
dc.contributor.member | Nunes, Rosana dos Reis Abrante | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/9674933842983113 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/6756298863093237 | pt_BR |
Redes Sociais