Show simple item record

Lucidade em foco : livro sensorial como facilitador no ensino de botânica na perspectiva da educação inclusiva

dc.contributor.advisorScalzer, Jaquelini
dc.contributor.authorCruz, Helen Daniele Vieira
dc.contributor.authorSilva, Rílary Fátima de Freitas
dc.date.accessioned2024-02-16T12:52:29Z
dc.date.available2024-02-16T12:52:29Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationCruz, Helen Daniele Vieira; Silva, Rilary Fátima de Freitas. Ludicidade em foco: livro sensorial como facilitador no ensino de botânica na perspectiva da educação inclusiva. 2023. 54f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4345
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa abordou a ludicidade e o uso do Livro Sensorial como facilitador no ensino de botânica na perspectiva da educação inclusiva, com foco na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A metodologia envolveu pesquisa aplicada, qualiquantitativa, descritiva, com observação direta-participante e análise de dados baseada em Bardin (2011). Alunos foram selecionados, além do contato prévio que já existia em função do Residência Pedagógica, o questionário Google Forms, divulgado na escola, permitindo que os alunos interessados se inscrevessem. A pesquisa teve como objetivo principal analisar a eficácia do livro sensorial e atividades lúdicas como ferramentas metodológicas facilitadoras para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante aulas de botânica. A aplicação do conhecimento inclui atividades como dinâmica de desenhos e o jogo educativo "Torta na Cara", destinados a reforçar o aprendizado de forma lúdica. A análise de conteúdo destacou a interação como elemento determinante, influenciando o processo ensino-aprendizagem e a eficácia das estratégias pedagógicas. A introdução de atividades lúdicas revelou-se valiosa, facilitando a participação colaborativa entre os não autistas e autistas. O uso do livro sensorial, destacou não apenas uma maior retenção de informações e engajamento dos alunos com essa abordagem, mas também apontou que a inclusão de elementos sensoriais contribuiu significativamente para uma compreensão mais aprofundada e memorável dos conceitos botânicos. Ressaltamos a eficácia da ludicidade e do Livro Sensorial no aprimoramento da compreensão e retenção desses conceitos, evidenciando a importância de métodos inovadores no contexto educacional.pt_BR
dc.format.extent54 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEnsino-Metodologiapt_BR
dc.subjectEstimulação sensorialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.titleLucidade em foco : livro sensorial como facilitador no ensino de botânica na perspectiva da educação inclusivapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
ifes.campusCampus_Santa_Teresapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
ifes.author.latteshttps://lattes.cnpq.br/5728042374220565pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Santa_Teresapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1542737525038734pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Ciências Biológicas
dc.contributor.memberCaldara Junior, Vilácio
dc.contributor.memberNunes, Rosana dos Reis Abrante
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9674933842983113pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/6756298863093237pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record