Lucidade em foco : livro sensorial como facilitador no ensino de botânica na perspectiva da educação inclusiva

Cruz, Helen Daniele Vieira ; Silva, Rílary Fátima de Freitas (2023)

tcc

Este trabalho de pesquisa abordou a ludicidade e o uso do Livro Sensorial como facilitador no ensino de botânica na perspectiva da educação inclusiva, com foco na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A metodologia envolveu pesquisa aplicada, qualiquantitativa, descritiva, com observação direta-participante e análise de dados baseada em Bardin (2011). Alunos foram selecionados, além do contato prévio que já existia em função do Residência Pedagógica, o questionário Google Forms, divulgado na escola, permitindo que os alunos interessados se inscrevessem. A pesquisa teve como objetivo principal analisar a eficácia do livro sensorial e atividades lúdicas como ferramentas metodológicas facilitadoras para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante aulas de botânica. A aplicação do conhecimento inclui atividades como dinâmica de desenhos e o jogo educativo "Torta na Cara", destinados a reforçar o aprendizado de forma lúdica. A análise de conteúdo destacou a interação como elemento determinante, influenciando o processo ensino-aprendizagem e a eficácia das estratégias pedagógicas. A introdução de atividades lúdicas revelou-se valiosa, facilitando a participação colaborativa entre os não autistas e autistas. O uso do livro sensorial, destacou não apenas uma maior retenção de informações e engajamento dos alunos com essa abordagem, mas também apontou que a inclusão de elementos sensoriais contribuiu significativamente para uma compreensão mais aprofundada e memorável dos conceitos botânicos. Ressaltamos a eficácia da ludicidade e do Livro Sensorial no aprimoramento da compreensão e retenção desses conceitos, evidenciando a importância de métodos inovadores no contexto educacional.


Colecciones: