“Elementarize”: uma proposta de produto educacional para o ensino de química com a utilização de materiais alternativos.

Scardua, Aline Athayde ; Silva Neto, Álvaro Pedro da (2023)

tcc

O ensino tradicional não é mais suficiente para manter os alunos interessados em aprender os conteúdos transmitidos em sala de aula. Diante disso, é preciso desenvolver e utilizar novos métodos que aproximem o conteúdo com o cotidiano dos educandos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e capazes de solucionar problemas. Devido a essa necessidade, o objetivo deste trabalho é analisar as contribuições do uso de materiais alternativos, jogos e experimentos no ensino, adotando uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e criar produtos educacionais que podem auxiliar os professores a tornar as aulas mais lúdicas, engajadoras e ricas em conhecimentos. Realizou-se um levantamento bibliográfico que evidenciou o aumento da produção de jogos e modelos de materiais alternativos de baixo custo aplicados ao ensino. A partir desse levantamento, foram desenvolvidos dois modelos de materiais alternativos, dois jogos, uma aula experimental e um site para compor todos os produtos confeccionados que foi denominado de “Elementarize”, disponível em https://elementarize.blogspot.com/. Os modelos de materiais alternativos foram elaborados para auxiliar no ensino sobre distribuição eletrônica e ligações químicas, enquanto os jogos visaram contribuir para o aprendizado sobre tabela periódica e química ambiental. O produto em formato de aula experimental tem como objetivo auxiliar os professores na aplicação de aulas práticas com materiais acessíveis e de baixo custo. De acordo com o levantamento bibliográfico, percebeu-se que a aplicação de jogos, recursos alternativos e experimentos no ensino de diversos conteúdos representa estratégias eficazes que desempenham um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem, resultando em conquistas notáveis. Portanto, é possível afirmar que os produtos educacionais desenvolvidos neste trabalho constituem recursos potenciais para cultivar novas habilidades, ao mesmo tempo em que proporcionam uma abordagem de ensino mais dinâmica, rica em conhecimento e envolvente para os alunos.


Collections: