Possibilidades e limites de reaplicação de experimentos químicos a partir de pesquisas acadêmicas

Possatti, Diego Ferrari ; Bragatto Neto, Elias (2023)

tcc

A disciplina de Química ressalta os conceitos fundamentais sobre a matéria e suas transformações enfatizando os experimentos práticos no ensino de Química e promovendo uma compreensão mais eficaz dos conceitos teóricos. Contudo, observa-se um desafio significativo na implementação das práticas em escolas públicas devido à falta de um laboratório amplamente equipado. Uma possibilidade de solução para esse problema é uso de métodos alternativos aplicando experimentos com materiais acessíveis. Diante isso esse estudo analisou diferentes trabalhos que envolviam experimentos alternativos nos anos de 2012 a 2022, através de uma pesquisa bibliográfica usando a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e os periódicos do CAPES como banco de dados. As análises dos trabalhos mostraram que alguns deles não são possíveis de serem reaplicados nas escolas dado as condições que algumas possuem, além disso, destaca a necessidade de uma abordagem mais contextualizada e envolvente no ensino de Química, alinhada aos interesses e realidades dos alunos. Portanto existe uma necessidade de repensar as práticas de ensino de Química, buscando métodos mais acessíveis e contextualizados para promover uma aprendizagem significativa.


Collections: