Show simple item record

O estudo dos verbos como ação cognitiva para a construção textual

dc.contributor.advisorRamos Filho, Etelvo
dc.contributor.authorSilva, Regina Célia Peccini Fonseca
dc.date.accessioned2019-05-24T16:17:16Z
dc.date.available2019-05-24T16:17:16Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationSILVA, Regina Célia Peccini Fonseca. O estudo dos verbos como ação cognitiva para a construção textual. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/432
dc.description.abstractRESUMO: Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida no programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do campus Vitória, sob a linha de pesquisa I: Teorias da Linguagem e Ensino, com questões relacionadas ao estudo de verbos, sua prática tradicional memorizada e propostas para um ensino que considere a aprendizagem como processo de interação. O objetivo é refletir e apresentar propostas de ensino dos verbos regulares para discentes do 6º ano do Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa servirá de apoio teórico, na condução da pesquisa em ambiente natural de uma turma de alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Prof.ª Inah Werneck”, no município de Cachoeiro de Itapemirim. O aporte teórico considera o autor Oliveira (2008) como embasamento na pesquisa qualitativa, no assunto específico deste trabalho autores como: Antunes (2009), Faraco (2009), Franchi (1991), Neves (2014) e outros deram o suporte necessário. Após diálogo com autores que trataram de temas relacionados à gramática, apresentamos, como produto educacional, uma sequência de atividades que consideram a reflexão e a não memorização dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This dissertation presents the research developed in the Graduate Program of the Professional Master's Degree in Letters - Profletras, of the Vitória campus, under the research line I: Theories of Language and Teaching, with questions related to the study of verbs, its traditional practice memorized and proposals for a teaching that considers learning as an interaction process. The objective is to reflect and present teaching proposals of the regular verbs for students of the 6th grade of Elementary School. The qualitative methodology will serve as theoretical support in conducting research in the natural environment of a group of 6th grade students from the State School of Elementary and Middle Education "Profª Inah Werneck", in the municipality of Cachoeiro de Itapemirim. The theoretical contribution considers the author Oliveira (2008) as a base in the qualitative research, in the specific subject of this work authors like: Antunes (2009), Faraco (2009), Franchi (1991), Neves (2014) and others gave the necessary support. After dialogue with authors who dealt with themes related to grammar, we present, as an educational product, a sequence of activities that consider students' reflection and non-memorization.pt_BR
dc.format.extent120 p. : il. ; 30 cmpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Verbospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDialogismo (Análise literária)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO estudo dos verbos como ação cognitiva para a construção textualpt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
ifes.campusCampus Vitóriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)pt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e letramentospt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4975489033851392
ifes.course.underposgraduatePrograma de Pós-graduação em Letras
dc.contributor.memberCarvalho, Letícia Queiroz de
dc.contributor.memberVieira, Alexandro Braga
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2450281340934414
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0519-6746


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record