dc.contributor.advisor | Oliveira, Ronaldo do Amaral | |
dc.contributor.author | Alvarenga, Utiellis Sant'Anna de | |
dc.date.accessioned | 2024-02-08T18:35:29Z | |
dc.date.available | 2024-02-08T18:35:29Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | ALVARENGA, Utiellis Sant’anna de. A utilização de dispositivos móveis no auxílio das práticas pedagógicas. 46 p. 2023. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal do Espírito Santo, Linhares, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4329 | |
dc.description.abstract | O trabalho, em questão, consiste em uma revisão de literatura que aborda o uso de aparelhos móveis em sala de aula. O objetivo principal é compilar e analisar estudos já realizados sobre o tema.
A revisão da literatura identifica uma crescente popularidade do uso de aparelhos móveis em ambientes educacionais. Diversas possibilidades de aplicação desses dispositivos na educação são discutidas, como o acesso a informações em tempo real, a utilização de aplicativos educacionais e a integração de jogos no processo e aprendizagem.
Além disso, são apresentados os benefícios e desafios associados ao uso de aparelhos móveis em sala de aula. Os benefícios incluem a personalização do aprendizado, o aumento do engajamento dos alunos e a melhora na comunicação entre aluno e professor, entre outros aspectos positivos. Por outro lado, os desafios incluem a distração dos alunos, a gestão do uso dos dispositivos por parte dos professores e a desigualdade no acesso à tecnologia.
A revisão bibliografia destaca estratégias que podem ser adotadas para otimizar o uso de
aparelhos móveis em sala de aula. Essas estratégias também abordam o estabelecimento de regras claras para o uso dos dispositivos, a seleção criteriosa de aplicativos educacionais e a capacitação dos professores para a integração eficaz dos dispositivos em suas práticas pedagógicas.
Por tanto, o trabalho oferece uma análise abrangente da literatura sobre o uso de aparelhos móveis em sala de aula, enfatizando a relevância do tema e fornecendo orientações práticas para uma utilização efetiva desses dispositivos na educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 p. | pt_BR |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação - Tecnologias | pt_BR |
dc.title | A utilização de dispositivos móveis no auxílio das práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Linhares | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Linhares | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5502320506148869 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Lopes, Ricardo Rodrigo Silva | |
dc.contributor.member | Marques, Francisco Andson | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/2220074449113740 | pt_BR |
Redes Sociais