Show simple item record

A utilização de dispositivos móveis no auxílio das práticas pedagógicas

dc.contributor.advisorOliveira, Ronaldo do Amaral
dc.contributor.authorAlvarenga, Utiellis Sant'Anna de
dc.date.accessioned2024-02-08T18:35:29Z
dc.date.available2024-02-08T18:35:29Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationALVARENGA, Utiellis Sant’anna de. A utilização de dispositivos móveis no auxílio das práticas pedagógicas. 46 p. 2023. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal do Espírito Santo, Linhares, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4329
dc.description.abstractO trabalho, em questão, consiste em uma revisão de literatura que aborda o uso de aparelhos móveis em sala de aula. O objetivo principal é compilar e analisar estudos já realizados sobre o tema. A revisão da literatura identifica uma crescente popularidade do uso de aparelhos móveis em ambientes educacionais. Diversas possibilidades de aplicação desses dispositivos na educação são discutidas, como o acesso a informações em tempo real, a utilização de aplicativos educacionais e a integração de jogos no processo e aprendizagem. Além disso, são apresentados os benefícios e desafios associados ao uso de aparelhos móveis em sala de aula. Os benefícios incluem a personalização do aprendizado, o aumento do engajamento dos alunos e a melhora na comunicação entre aluno e professor, entre outros aspectos positivos. Por outro lado, os desafios incluem a distração dos alunos, a gestão do uso dos dispositivos por parte dos professores e a desigualdade no acesso à tecnologia. A revisão bibliografia destaca estratégias que podem ser adotadas para otimizar o uso de aparelhos móveis em sala de aula. Essas estratégias também abordam o estabelecimento de regras claras para o uso dos dispositivos, a seleção criteriosa de aplicativos educacionais e a capacitação dos professores para a integração eficaz dos dispositivos em suas práticas pedagógicas. Por tanto, o trabalho oferece uma análise abrangente da literatura sobre o uso de aparelhos móveis em sala de aula, enfatizando a relevância do tema e fornecendo orientações práticas para uma utilização efetiva desses dispositivos na educação.pt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação - Tecnologiaspt_BR
dc.titleA utilização de dispositivos móveis no auxílio das práticas pedagógicaspt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localLinharespt_BR
ifes.campusCampus_Linharespt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5502320506148869pt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas
dc.contributor.memberLopes, Ricardo Rodrigo Silva
dc.contributor.memberMarques, Francisco Andson
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2220074449113740pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record