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Jogo perfil científico: integrando a gamificação no ensino de ciências pela perspectiva da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente

dc.contributor.advisorAmorim, Nádia Ribeiro
dc.contributor.authorSilva, Clarissa Azevedo Oliveira da
dc.contributor.authorFerreira, Lucas Inácio dos Santos
dc.contributor.authorFerreira, Rodrigo Bozi
dc.date.accessioned2024-02-07T19:59:46Z
dc.date.available2024-02-07T19:59:46Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSILVA, Clarissa Azeredo Oliveira da; FERREIRA, Lucas Inácio dos Santos; FERREIRA, Rodrigo Bozi. Jogo perfil científico: integrando a gamificação no ensino de ciências pela perspectiva da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. 2023. 92 p. Monografia (Licenciatura em Química). Instituto Federal do Espírito Santo, Aracruz, ES. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4322
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa qualitativa, empírica, descritiva, realizada na perspectiva de um estudo de caso que tem como objetivo analisar o desenvolvimento de um jogo realizado em uma escola pública estadual do Espírito Santo, buscando a promoção de debates e reflexões sobre questões relativas à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Essa análise foi realizada à luz da filosofia do movimento de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e tendo aspectos pedagógicos relacionados à pedagogia de projeto de trabalho. O projeto envolveu uma turma do 3º ano do ensino médio. Ele contém três olhares: a) Desenvolvimento de um jogo na escola pública como ensino alternativo de ciências; b) Aspectos pedagógicos do jogo articulados ao movimento CTSA; c) Construção do conhecimento científico na perspectiva do enfoque CTSA. Este estudo teve como principais referenciais teóricos as obras dos seguintes autores: Thiesen (2008), Krasilchik (2004), Santana (2008), Ausubel (1980), Schaeffer (2006), Freire (1996;2007), Morin (2005), Chassot (2000), Roberts (2011), Aikenhead (2003), Lara (2004), Piaget (1976), Inhelder (1975), Groenwald e Timm (2002). A tabulação dos dados coletados nos indicou que o desenvolvimento do jogo oportunizou aos alunos a possibilidade de seguir caminhos que visem ao desenvolvimento de sua leitura crítica do mundo e, consequentemente, sua alfabetização científica. A partir desta pesquisa, foi possível construir um importante documento como produto final. Palavras-chave: Jogos; Ensino de Ciências; CTSA; Alfabetização Científica.pt_BR
dc.format.extent92 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCiência (Elementar) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)pt_BR
dc.titleJogo perfil científico: integrando a gamificação no ensino de ciências pela perspectiva da ciência, tecnologia, sociedade e ambientept_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localAracruzpt_BR
ifes.campusCampus_Aracruzpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1319383059580993pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Química
dc.contributor.memberMendes, Katiuscia Aparecida Moreira Oliveira
dc.contributor.memberSantana, Raiza Carla Mattos
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1560916019508533pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8764-4391pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6921-7417pt_BR


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