Jogo perfil científico: integrando a gamificação no ensino de ciências pela perspectiva da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
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Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empírica, descritiva, realizada na perspectiva de um estudo de caso que tem como objetivo analisar o desenvolvimento de um jogo realizado em uma escola pública estadual do Espírito Santo, buscando a promoção de debates e reflexões sobre questões relativas à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Essa análise foi realizada à luz da filosofia do movimento de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e tendo aspectos pedagógicos relacionados à pedagogia de projeto de trabalho. O projeto envolveu uma turma do 3º ano do ensino médio. Ele contém três olhares: a) Desenvolvimento de um jogo na escola pública como ensino alternativo de ciências; b) Aspectos pedagógicos do jogo articulados ao movimento CTSA; c) Construção do conhecimento científico na perspectiva do enfoque CTSA. Este estudo teve como principais referenciais teóricos as obras dos seguintes autores: Thiesen (2008), Krasilchik (2004), Santana (2008), Ausubel (1980), Schaeffer (2006), Freire (1996;2007), Morin (2005), Chassot (2000), Roberts (2011), Aikenhead (2003), Lara (2004), Piaget (1976), Inhelder (1975), Groenwald e Timm (2002). A tabulação dos dados coletados nos indicou que o desenvolvimento do jogo oportunizou aos alunos a possibilidade de seguir caminhos que visem ao desenvolvimento de sua leitura crítica do mundo e, consequentemente, sua alfabetização científica. A partir desta pesquisa, foi possível construir um importante documento como produto final. Palavras-chave: Jogos; Ensino de Ciências; CTSA; Alfabetização Científica.
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