O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO

Oliveira, Paulo Henrique Tomaz (2023)

tcc

O projeto tem por finalidade trazer para debate a formação continuada de professores em serviço, tendo o coordenador pedagógico como articulador e formador do processo. Atualmente, muitos pesquisadores da temática têm se debruçado nas literaturas, a fim de investigar e compreender como ocorre a formação de professores em lócus. Nesse sentido, a partir do referencial teórico, ou seja, da pesquisa bibliográfica, será possível analisar e entender como acontece a formação continuada de professores no cotidiano escolar. Além disso, a pesquisa investigará quais são os desafios encontrados pelo coordenador como o formador e na organização do trabalho pedagógico, tendo em vista que são várias atribuições que esse profissional executa no interior da unidade de ensino que perpassa desde o acompanhamento da entrada dos estudantes, substituir um professor que se ausentou, atender aos pedidos da Secretaria de Educação. Diante disso, observa-se que o coordenador pedagógico desenvolve diversas atividades que vão além de sua competência. Portanto, para que o trabalho da coordenação pedagógica seja significativo e tenha como foco a gestão curricular, o acompanhamento das aprendizagens dos estudantes, a formação docente em serviço, a parceria com familiares/responsáveis, estudo pessoal e autoformação é imprescindível que o coordenador reflita constantemente sobre a sua atuação e demarque o seu campo de trabalho e priorize os processos de gestão pedagógica da escola.


Collections: