O estudo dos verbos como ação cognitiva para a construção textual

Silva, Regina Célia Peccini Fonseca (2018)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida no programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do campus Vitória, sob a linha de pesquisa I: Teorias da Linguagem e Ensino, com questões relacionadas ao estudo de verbos, sua prática tradicional memorizada e propostas para um ensino que considere a aprendizagem como processo de interação. O objetivo é refletir e apresentar propostas de ensino dos verbos regulares para discentes do 6º ano do Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa servirá de apoio teórico, na condução da pesquisa em ambiente natural de uma turma de alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Prof.ª Inah Werneck”, no município de Cachoeiro de Itapemirim. O aporte teórico considera o autor Oliveira (2008) como embasamento na pesquisa qualitativa, no assunto específico deste trabalho autores como: Antunes (2009), Faraco (2009), Franchi (1991), Neves (2014) e outros deram o suporte necessário. Após diálogo com autores que trataram de temas relacionados à gramática, apresentamos, como produto educacional, uma sequência de atividades que consideram a reflexão e a não memorização dos alunos.

ABSTRACT: This dissertation presents the research developed in the Graduate Program of the Professional Master's Degree in Letters - Profletras, of the Vitória campus, under the research line I: Theories of Language and Teaching, with questions related to the study of verbs, its traditional practice memorized and proposals for a teaching that considers learning as an interaction process. The objective is to reflect and present teaching proposals of the regular verbs for students of the 6th grade of Elementary School. The qualitative methodology will serve as theoretical support in conducting research in the natural environment of a group of 6th grade students from the State School of Elementary and Middle Education "Profª Inah Werneck", in the municipality of Cachoeiro de Itapemirim. The theoretical contribution considers the author Oliveira (2008) as a base in the qualitative research, in the specific subject of this work authors like: Antunes (2009), Faraco (2009), Franchi (1991), Neves (2014) and others gave the necessary support. After dialogue with authors who dealt with themes related to grammar, we present, as an educational product, a sequence of activities that consider students' reflection and non-memorization.