Potencialização do conselho escolar para dar suporte pedagógico à escola

Barreto Venefrides, Adilma (2024)

tcc

Este estudo objetivou explicitar a potencialização do Conselho escolar para dar suporte a prática pedagógica na escola. Na gestão escolar democrática cabe a participação efetiva do Conselho escolar que é um fragmento representativo da comunidade com formação e articulação para juntamente com o gestor, facilitar a condução dos assuntos escolares, de forma a garantir a aprendizagem integral dos estudantes. Para o estudo, utilizamos a pesquisa bibliográfica, baseando-se nos cadernos do CAED, na Constituição Federal, na Lei 13005, em PARO, OLIVEIRA, DOURADO, LIBANEO, LUCK, VASCONCELOS que enfatizam a imperiosidade do conselho escolar na parceria exitosa da facilitação da aprendizagem, levando em consideração que a educação é mutável e os seres humanos são únicos e necessitam de formação que valorize as habilidades existentes, oportunizando o despertar de novos conhecimentos. O presente estudo evidencia que há necessidade de formação continuada dos conselheiros escolares para que, em parceria com a gestão democrática e participativa garantam os direitos educacionais do estudante.


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