Material educativo sobre o sítio histórico da Prainha de Vila Velha: reflexões de professores sobre o processo de validação

Cott, Nathália Gonçalves Sperandio (2024)

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RESUMO: Este trabalho propõe-se a fazer a análise de um material educativo, elaborado pela autora, em um projeto de iniciação científica vinculado ao Grupo de Estudos sobre Educação na Cidade e Humanidades e ao Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo. Trata-se da validação de um material educativo sobre o Sítio Histórico da Prainha a partir da sua aplicação em um curso de extensão. O trabalho foi realizado em caráter de pesquisa colaborativa e visou identificar se o material elaborado contribuía para promoção de um ensino crítico e contra-hegemônico. Para validação, foi sistematizado um curso de extensão direcionado a professores da Educação Básica, licenciandos e servidores. O Curso foi ofertado pelo Ifes Campus Vila Velha, na modalidade híbrida, entre os meses de agosto e outubro de 2022. No início e no término do Curso, foi disponibilizado um questionário para inscritos a fim de identificar os aspectos positivos e negativos da ação formativa. Os resultados obtidos foram utilizados para validação do material educativo, que tomou como critério cinco eixos avaliativos propostos por Côco, Chisté e Della Fonte (2021), definidos como: estética e organização do material educativo, capítulos do material educativo, estilo de escrita apresentado no material educativo, propostas didáticas apresentadas no material educativo e criticidade apresentada no material educativo.

ABSTRACT: This work proposes to analyze an educational material, prepared by the author, in a scientific initiation project linked to the Study Group on Education in the City and Humanities and the Professional Master's Degree in Humanities Teaching at the Federal Institute of Espírito Santo. This is the validation of an educational material about the Historic Site of Prainha from its application in an extension course. The work was carried out as a collaborative research and aimed to identify whether the prepared material contributed to the promotion of critical and counter-hegemonic teaching. For validation, an extension course was systematized aimed at basic education teachers, licensees and civil servants. The course was offered by Ifes Campus Vila Velha, in the hybrid modality, between August and October 2022. At the beginning and end of the course, a questionnaire was made available to subscribers in order to identify the positive and negative aspects of the training action. The results obtained were used to validate the educational material, which took as a criterion five evaluative axes proposed by Côco, Chisté and Della Fonte (2021), defined as: aesthetics and organization of the educational material, chapters of the educational material, writing style presented in the educational material, didactic proposals presented in the educational material and criticality presented in the educational material.


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