Show simple item record

CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EJA: DIÁLOGO ENTRE A RESOLUÇÃO N° 01/2021 E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

dc.contributor.advisorDaher, Cynthia Torres
dc.contributor.authorFrizzera, Ana Julia Abreu
dc.date.accessioned2024-02-06T20:25:28Z
dc.date.available2024-02-06T20:25:28Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationFrizzera, Ana Julia Abreu. Ciências da natureza na EJA : diálogo entre a resolução n° 01/2021 e a Base Nacional Comum Curricular. / Ana Julia Abreu Frizzera. - 2023. 43 f. ; 30 cm.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4309
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino historicamente negligenciada no Brasil nos âmbitos legal, orçamentário, curricular e de formação docente. Todas as conquistas que lhes são conferidas nesses aspectos advém de lutas e reivindicações da sociedade civil e que não têm sido suficientes para garantir o direito à uma formação integral e cidadã de seu público-alvo. É com base nesse contexto que a presente pesquisa objetivou investigar o enfoque apresentado por documentos oficiais quanto ao currículo de ensino de Ciências da Natureza para estudantes do primeiro segmento da EJA, mais especificamente, avaliar os diálogos entre a Resolução CNE/CEB N° 01/2021 e a Base Nacional Comum Curricular, alinhando a proposta curricular de Ciências da Natureza dos anos iniciais do Ensino Fundamental com o ensino desses saberes para alunos do 1º Segmento da EJA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e de caráter bibliográfico que se configurou como uma pesquisa de base voltada para o currículo da EJA. Teve como fundamentos a pedagogia libertadora de Paulo Freire, além de documentos curriculares oficiais. Como resultado, foi criada uma proposta de ensino fundamentada em postura crítica e dialógica, alinhando as habilidades curriculares das Ciências da Natureza apresentadas na BNCC para os anos iniciais do Ensino Fundamental ao perfil discente do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.description.abstractYoung and Adult Education (YAE) is a teaching modality that has historically been neglected in Brazil in terms of legal, budgetary, curricular and teacher training. All the achievements granted to them in these aspects come from the struggles and demands of civil society and which have not been sufficient to guarantee the right to integral and civic education of their target audience. It is based on this context that this research aimed to investigate the approach presented by official documents regarding the Natural Sciences teaching curriculum for students in the first segment of YAE, more specifically, to evaluate the dialogues between Resolution CNE/CEB No. 01/ 2021 and the National Common Curricular Base, aligning the Natural Sciences curricular proposal for the initial years of Elementary School with the teaching of this knowledge to students in the 1st Segment of YAE. To this end, qualitative research of an exploratory and bibliographic nature was carried out, which was configured as basic research focused on the YAE curriculum. It was based on Paulo Freire's liberating pedagogy, in addition to official curricular documents. As a result, a teaching proposal was created based on a critical and dialogical stance, aligning the curricular skills of Natural Sciences presented at BNCC for the initial years of Elementary School with the student profile of the first segment of Young and Adult Education.pt_BR
dc.format.extent40 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPrimeiro segmento da EJApt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleCIÊNCIAS DA NATUREZA NA EJA: DIÁLOGO ENTRE A RESOLUÇÃO N° 01/2021 E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULARpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo(IFES)pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3526569042328021pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Pedagogia
dc.contributor.memberKauark, Fabiana da silva
dc.contributor.memberCarletti, Chrystian
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1775960522512273pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/0534030689874168pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record