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Dispersos da história afro-brasileira e o trabalho infantil na leitura de Lumbiá : narrativa de Conceição Evaristo

dc.contributor.advisorGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.authorSouza, Solange da Silva
dc.date.accessioned2024-02-06T11:44:05Z
dc.date.available2024-02-06T11:44:05Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSOUZA, Solange da Silva; GOMES, Antônio Carlos. Dispersos da história afro-brasileira e o trabalho infantil na leitura de Lumbiá: narrativa de Conceição Evaristo. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4305
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho tomou como mote a leitura do conto “Lumbiá” do livro Olhos D’água, de autoria da escritora Conceição Evaristo, para levantar reflexões sobre o trabalho infantil e à criança negra, pondo em evidência o racismo e a segregação da raça negra na construção da sociedade brasileira. Nossa pretensão é evidenciar, no artigo, como a literatura pode revelar a ideologia de um grupo dominante e, ao mesmo tempo, que o sistema liderado por pessoas brancas condenar outro grupo a um constante assujeitamento. Com a pesquisa, acreditamos na possibilidade de a literatura não só refletir como também denunciar, recapitular as histórias de um povo e suas condições de sobrevivência para resistir aos preconceitos individuais, organizacionais e estruturais, diante de um cenário desfavorável como o da nossa sociedade contemporânea. Hoje a visibilidade e o aumento de intelectuais negros têm contribuído para uma busca de ascensão e de reparação para as desigualdades de direitos. Na construção desta reflexão recorremos a autores como Silvio de Almeida (2021), Frantz Fanon (2008), Alfredo Bosi (2002) entre outros cuja leitura reverberou nas ideias por nós registradas. Evaristo, com Lumbiá, mostrou-nos que as análises e comportamentos de alguns autores do cânone literários para se referir ao povo negro, não devem ser valorizadas nem aceitas. Mas justamente ao contrário, com “narrativas realistas e corrigidas”, que possibilite reflexões sobre o racismo estrutural e a posição imposta desde recém-nascido as pessoas negras.pt_BR
dc.format.extent26 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectTrabalho infantilpt_BR
dc.subjectCriança negrapt_BR
dc.titleDispersos da história afro-brasileira e o trabalho infantil na leitura de Lumbiá : narrativa de Conceição Evaristopt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Letras
dc.contributor.memberGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.memberVago, Patrícia Bittencourt Pazinatto
dc.contributor.memberCoutinho, Andreia Frederico


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