A GESTÃO PARTICIPATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

Gomes, Olívia Sossai (2023)

tcc

Este trabalho discute sobre identificar qual a importância da gestão participativa no ambiente escolar. Os objetivos visão em conhecer as bases legais para a implantação da gestão democrática, verificar o papel do diretor frente à gestão democrática na escola, por fim, apresentar as ações e instrumentos que confirmam os resultados da gestão participativa na escola. A Gestão Participativa se faz presente nas instituições de ensino como forma de promover um ensino de qualidade. Assim sendo, este trabalho consiste em reflexões acerca da gestão democrática e participativa no ambiente educacional. A metodologia da pesquisa é qualitativa apoiado em referenciais teóricos ligados a literatura relativa à gestão educacional. Nesse modelo de gestão envolve a divisão dessa responsabilidade entre todos os integrantes do ambiente escolar para proporcionar um ensino de qualidade, além de enfatizar a importância de cada profissional existente na escola, como também a importância da participação das famílias e comunidade nos processos de tomadas de decisões da instituição escolar. Considera-se relevante a adoção dessas práticas como foi realizado no município de Sobral-CE, que através das boas práticas de gestão conseguiu alavancar a qualidade educacional, tornando-se referência nacional, contribuindo verdadeiramente para uma educação de qualidade.


Collections: