Análise da viabilidade econômica para expansão dos negócios de uma loja de semijoias
tcc
RESUMO: Ao considerar a expansão de um negócio, é essencial haver uma compreensão clara dos aspectos financeiros envolvidos, como custos, investimentos necessários, projeções de receita e retorno esperado. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade econômica e financeira da expansão dos negócios de uma loja física de semijoias para o mercado online de clube de assinatura. Para atingir esse objetivo, a pesquisa adota uma abordagem quali-quantitativa por meio de um estudo de caso. O trabalho foi desenvolvido com base em uma loja de semijoias localizada no noroeste do Espírito Santo, que busca expandir suas atividades para o mercado online de clube de assinatura. Para compreender melhor o perfil e as preferências dos potenciais clientes, um questionário foi aplicado, proporcionando informações relevantes para embasar a análise de viabilidade econômica da expansão do negócio. Além disso, a revisão de literatura concentra-se em encontrar dados e informações necessárias para calcular o CAPM (Capital Asset Pricing Model), que determina a taxa mínima de atratividade para o projeto, bem como as técnicas financeiras, como o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Payback, utilizadas para avaliar a viabilidade financeira do empreendimento. Ao final da pesquisa, foi possível concluir que o projeto é economicamente viável, pois, para uma TMA de 18,75%, encontrou-se um VPL positivo de R$56.586,78, uma TIR igual a 97,11% e um payback de menos de dois anos. Os resultados obtidos serão fundamentais para embasar decisões estratégicas e auxiliar a empresa na identificação de oportunidades e riscos relacionados a essa expansão.
ABSTRACT: When considering the expansion of a business, it is essential to have a clear understanding of the financial aspects involved, such as costs, necessary investments, revenue projections, and expected return. In this context, this paper aims to analyze the economic and financial feasibility of expanding the business of a physical store of costume jewelry to the online market of subscription clubs. To achieve this objective, the research adopts a qualitative-quantitative approach through a case study. The work was developed based on a semi-jewelry store located in the northwestern Espírito Santo state, which seeks to expand its activities to the online subscription club market. To better understand the profile and preferences of potential customers, a questionnaire was applied, providing relevant information to support the economic feasibility analysis of the business expansion. In addition, the literature review focuses on finding data and information needed to calculate the CAPM (Capital Asset Pricing Model), which determines the minimum rate of attractiveness for the project, as well as financial techniques, such as Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR), and Payback, used to assess the financial feasibility of the venture. At the end of the research, it was possible to conclude that the project is economically viable because, for a CAPM of 18.75%, a positive NPV of R$56.586,78 was found, an IRR of 99,93% and a payback of less than two years. The results obtained will be fundamental in informing strategic decisions and helping the company to identify the opportunities and risks related to this expansion.
- Engenharias641
Redes Sociais