Trabalhos de campo em geologia como recurso didático no curso técnico de mineração de Nova Venécia, Espírito Santo, Brasil
Tese de doutorado
RESUMO: Os Trabalhos de Campo (TC) são necessários para que alunos de um curso técnico de mineração aprendam Geociências? Quais os fatores que promovem o desenvolvimento da aprendizagem significativa durante a realização prática de TC? Qual a percepção dos estudantes sobre os TC? Buscando responder esses questionamentos foram investigados os papeis didáticos dos Trabalhos de Campo realizados pelas turmas iniciantes do curso técnico de Mineração do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Nova Venécia, ES. A partir da aplicação de questionários, pré-testes, pós-testes e intervenções, analisados sob a ótica da Análise de Conteúdo (AC) comparou-se os resultados obtidos por duas turmas submetidas a dois tipos de papeis didáticos de trabalhos de campo. As turmas MM17 e MV17 realizaram um trabalho de campo do tipo Ilustrativo e a turma MM18 realizou um trabalho de campo Indutivo. Os resultados demostraram quantitativamente que os resultados obtidos com os questionários de livre associação de palavras realizados após o TC foram superiores aos resultados obtidos na etapa pré-campo em todas as turmas, demonstrando que as atividades de campo atuam no desenvolvimento da aprendizagem significativa, no qual os conhecimentos prévios agem como pontes para novos conhecimentos. Foi constatado a partir da avaliação qualitativa por meio da AC que, de maneira geral, os estudantes percebem os TC como importantes e eficientes para a aprendizagem, mas também reconhecem os TC como oportunidades de lazer. Reconhecem que os TC contribuem para aumentar seus conhecimentos e práticas de campo, assim como consideraram adequados os horários de saída e chegada, bem como o tempo de duração. A produção de blogs para apresentação dos relatórios de campo não alcançou os resultados previstos sendo considerados apenas satisfatórios. Os testes de habilidade visual aplicados, cujo objetivo era avaliar se houve melhoria das habilidades de visualização, como relações espaciais, manipulação espacial e habilidade penetrativa visual foram apenas satisfatórios. A conclusão é que o TC é uma necessária e importante ferramenta de ensino-aprendizagem, indispensável pelas diversas possibilidades de desenvolvimento da aprendizagem significativa, mas que sua utilização requer um bom planejamento e a escolha do papel didático, ilustrativo ou indutivo, irá depender dos objetivos propostos no planejamento da atividade.
ABSTRACT: Is Fieldwork (FW) necessary for students in a technical mining course to learn Geosciences? What are the factors that promote the development of meaningful learning during the practice of FW? What are students' perceptions about FW? In order to answer these questions, the didactic papers of the Field Works were investigated by the beginners of the technical Mining course of the Federal Institute of Espírito Santo, Campus Nova Venécia, ES. From the application of questionnaires, pre-tests, post-tests and interventions, analyzed from the Content Analysis (CA) perspective, we compared the results obtained by two classes submitted to two types of didactic papers of fieldwork. The MM17 and MV17 classes carried out fieldwork of the Illustrative type and the MM18 class performed an Inductive fieldwork. The results showed quantitatively that the results obtained with the free word association questionnaires performed after the FW were superior to the results obtained in the pre-field stage in all the classes, demonstrating that the field activities work in the development of significant learning, in which prior knowledge acts as bridges to new knowledge. It was found from the qualitative evaluation through CA that, in general, students perceive FWs as important and efficient for learning, but also recognize FWs as leisure opportunities. They acknowledge that FWs contribute to increase their knowledge and practice in the field, as well as considered appropriate the times of departure and arrival, as well as the time of duration. The production of blogs for the presentation of the field reports did not reach the expected results and were considered only satisfactory. The applied visual skill tests, whose objective was to evaluate if there was improvement of the visualization abilities, as spatial relations, spatial manipulation and visual penetrative ability were only satisfactory. The conclusion is that FW is a necessary and important teaching-learning tool, indispensable for the diverse possibilities of development of meaningful learning, but that its use requires a good planning and the choice of the didactic role, illustrative or inductive, will depend on the objectives proposed in the planning of the activity.
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