O homo reliquus na poesia de Pedro Tierra : a fantasmagoria do signo
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O trabalho ambiciona examinar a biobibliografia poética de Pedro Tierra produzida no período autoritário da ditadura militar brasileira (1964-1985), designadamente, na obra Poemas do Povo da Noite (2009). Além disso, outra vereda emergente da pesquisa direciona-se na exploração da poesia tierriana aliada à concepção contemporânea do ser humano pós-conflitos: o conceito autoral do "homo reliquuus". Por esse percurso, almeja-se investigar a função representativa da brutalidade como símbolo assombroso na Era Moderna. Cabe-nos a ampliação da discussão acerca de como a barbárie tornou-se um elemento fantasmagórico da selvageria humana na hodiernidade, especialmente, devido aos eventos de violência e traumas administrados pelos verdugos enfardados. Desse modo, no texto, considerar-se-á o impacto desses vestígios nos perpetradores, que também são afetados pela crueldade sistêmica da necropolítica, idealizada pelos ditadores. Para além, busca-se fomentar o entendimento sobre complexidade da escrita de poesia articulada na engrenagem do contexto carcerário e opressor. O trabalho científico, por conseguinte, pretende-se a desvelar o percurso etimológico da palavra fantasmagoria e explorar o discernimento ideacional da temática na epistemologia das várias ciências que trabalham a linguagem, para a estruturação da figura psicanalítica da humanidade marcada pelo digladio com as instâncias conflitantes: a psique e a sociedade política em hibridização. Para tal, será realizada a hermenêutica do poema “Sobreviveremos”, de maneira a pôr em evidência os métodos de elaboração da linguagem, a partir de recursos formais do gênero poesia, nesse caso, no panorama social do autoritarismo. Detecta-se, desta maneira, que as fragmentações em prol da liberdade arranjadas em versos revelam a compleição simbólica da psicologia do eu-lírico (brasileiro) na reinterpretação de uma temporalidade outra dominada pelos militares. Como aporte teórico-referencial da pesquisa, serão discutidas as contribuições de autores como Walter Benjamin, Francisco Rogelio dos Santos, Hannah Arendt, Maria Rita Kehl, Sigmund Freud, Márcio Seligmann-Silva e Jeanne Marie Gagnebin.
ABSTRACT: The work aims to examine Pedro Tierra's poetic biobibliography produced during the authoritarian period of the Brazilian military dictatorship (1964-1985), namely, in the work Poemas do Povo da Noite (2009). Furthermore, another emerging path of research is directed towards the exploration of Tierrian poetry combined with the contemporary conception of the post-conflict human being: the authorial concept of "homo reliquuus". Through this path, we aim to investigate the representative function of brutality as a haunting symbol in the Modern Era. It is up to us to expand the discussion about how barbarism has become a ghostly element of human savagery in modern times, especially due to the events of violence and trauma administered by armed executioners. Therefore, in the text, the impact of these traces on the perpetrators, who are also affected by the systemic cruelty of necropolitics, idealized by dictators, will be considered. Furthermore, we seek to foster an understanding of the complexity of writing poetry articulated in the context of a prison and oppressive context. The scientific work, therefore, aims to unveil the etymological path of the word phantasmagoria and explore the ideational discernment of the theme in the epistemology of the various sciences that work with language, for the structuring of the psychoanalytic figure of humanity marked by the struggle with conflicting instances : the psyche and political society in hybridization. To this end, the hermeneutics of the poem “Soviveremos” will be carried out, in order to highlight the methods of elaborating language, based on formal resources of the poetry genre, in this case, in the social panorama of authoritarianism. It is detected, in this way, that the fragmentations in favor of freedom arranged in verses reveal the symbolic complexion of the psychology of the (Brazilian) lyrical self in the reinterpretation of a temporality otherwise dominated by the military. As a theoretical-referential contribution to the research, the contributions of authors such as Walter Benjamin, Francisco Rogelio dos Santos, Hannah Arendt, Maria Rita Kehl, Sigmund Freud, Márcio Seligmann-Silva and Jeanne Marie Gagnebin will be discussed.
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