A formação continuada de professores na perspectiva da educação especial

Souza, Damaris Santos de (2024)

tcc

RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo compreender a influência da formação continuada de professores na perspectiva da Educação Especial, analisando como esta pode contribuir nas práticas pedagógicas desses profissionais. A pesquisa de natureza qualitativa, foi realizada na EMEF Francisco de Assis Pereira no Município de Viana-ES, por meio de observação participante e questionário estruturado. Os instrumentos para produção de dados são o banco de dados e sites acadêmicos. O referencial teórico utilizado é baseado no pensamento do autor Brasileiro Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), pois, em suas obras, defendeu a importância de produção de conhecimento e pesquisa científica, visando o desenvolvimento crítico de professores e alunos em busca da educação de qualidade. Além da base teórica da autora Mantoan (2003), que reforça a importância do processo inclusivo no espaço escolar, e como a formação continuada de professores pode contribuir em suas práticas pedagógicas. Como considerações, constatou-se que apesar dos professores defenderem a importância da formação continuada para práticas pedagógicas que contribuam no processo de inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial, muitos ainda não priorizam os cursos de capacitação em Educação Especial em seus currículos, o que pode enfraquecer o discurso, visto que a necessidade de melhorar as práticas educativas depende, também, da iniciativa dos profissionais da educação. No entanto, as Secretarias de Educação, os Municípios, bem como os gestores escolares precisam pensar a oferta de formação continuada que auxilie esses profissionais em suas práticas, bem como recursos necessários para o trabalho do professor em sala de aula.

ABSTRACT: The present research aims to understand the influence of continuing teacher training from the perspective of Special Education, analyzing how it can contribute to the pedagogical practices of these professionals. The qualitative research was carried out at EMEF Francisco de Assis Pereira in the Municipality of Viana-ES, through participant observation and a structured questionnaire. The instruments for data production are the database and academic websites. The theoretical framework used is based on the thoughts of the Brazilian author Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), as, in his works, he defended the importance of knowledge production and scientific research, aiming at the critical development of teachers and students in search of education Of Quality. In addition to the theoretical basis of the author Mantoan (2003), which reinforces the importance of the inclusive process in the school space, and how the continued training of teachers can contribute to their pedagogical practices. As considerations, it was found that although teachers defend the importance of continued training for pedagogical practices that contribute to the process of inclusion of students in the target audience of Special Education, many still do not prioritize training courses in Special Education in their curricula, which which can weaken the discourse, since the need to improve educational practices also depends on the initiative of education professionals. However, Education Departments, Municipalities, as well as school managers need to think about offering continued training that helps these professionals in their practices, as well as resources necessary for the teacher's work in the classroom.


Collections: