dc.description.abstract | O consumo de drogas entre jovens e adolescentes vem crescendo de forma
considerável e, a ocorrência destes fatos, está presente em diversos ambientes,
inclusive na escola. Observamos que nos ambientes escolares a maioria dos
educadores estão despreparados para lidar com este tipo de situação, bem como
encontramos, também, pais sem estruturas para acolhimento e aceitação desta
possível condição de seus filhos.
Diante deste fato vem-nos a necessidade de orientar os profissionais da
educação para combater o uso de drogas nas dependências escolares, bem
como instruí-los para lidar com esses jovens e adolescentes, fortalecendo
vínculos, oportunizando debates e reflexões sobre os fatores sociais, familiares
e econômicos que influem no uso de drogas, mostrando-lhes os malefícios e
oferecendo-lhes outras perspectivas de vida para que não entrem nesse mundo
e/ou possam sair dele.
O presente projeto tem como justificativa as experiências vividas dentro do
ambiente escolar como profissional da educação, bem como a análise do uso de
drogas por jovens e adolescentes e suas consequências, que geram problemas
na sociedade como um todo. A escola faz parte da sociedade e tem como papel
primordial a formação de cidadãos ativos e conscientes de sua função no grupo
em que vivem, especialmente no que diz respeito a analisar o que é bom ou não
para si, fazer suas escolhas e se essas afetarão a vida do outro. Tendo
consciência de si e de seu papel na sociedade os jovens e adolescentes poderão
ter uma outra visão dos malefícios do uso de drogas, mostrando-lhes que que a
prevenção é o caminho para se coibir as drogas na escola e, consequentemente
em demais espaços sociais | pt_BR |
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