O ambiente escolar e as orientações para o educar na prevenção de drogas

Batista, Juliana Caetano (2023)

tcc

O consumo de drogas entre jovens e adolescentes vem crescendo de forma considerável e, a ocorrência destes fatos, está presente em diversos ambientes, inclusive na escola. Observamos que nos ambientes escolares a maioria dos educadores estão despreparados para lidar com este tipo de situação, bem como encontramos, também, pais sem estruturas para acolhimento e aceitação desta possível condição de seus filhos. Diante deste fato vem-nos a necessidade de orientar os profissionais da educação para combater o uso de drogas nas dependências escolares, bem como instruí-los para lidar com esses jovens e adolescentes, fortalecendo vínculos, oportunizando debates e reflexões sobre os fatores sociais, familiares e econômicos que influem no uso de drogas, mostrando-lhes os malefícios e oferecendo-lhes outras perspectivas de vida para que não entrem nesse mundo e/ou possam sair dele. O presente projeto tem como justificativa as experiências vividas dentro do ambiente escolar como profissional da educação, bem como a análise do uso de drogas por jovens e adolescentes e suas consequências, que geram problemas na sociedade como um todo. A escola faz parte da sociedade e tem como papel primordial a formação de cidadãos ativos e conscientes de sua função no grupo em que vivem, especialmente no que diz respeito a analisar o que é bom ou não para si, fazer suas escolhas e se essas afetarão a vida do outro. Tendo consciência de si e de seu papel na sociedade os jovens e adolescentes poderão ter uma outra visão dos malefícios do uso de drogas, mostrando-lhes que que a prevenção é o caminho para se coibir as drogas na escola e, consequentemente em demais espaços sociais


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