Aplicação da transformada wavelet na análise de medições de qualidade de uma via permanente

Wermesbach, Frederico Ramos (2023-12-20)

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RESUMO: O trabalho concentrou-se na avaliação da performance da Transformada Wavelet em comparação com métodos tradicionais de análise de dados de vias permanentes. Fornecidos dados de linhas ferroviárias que apresentavam a medição de alinhamento e nivelamento da via permanente, destacou-se a eficiência da Transformada Wavelet na detecção de pontos potencialmente problemáticos, evidenciada pelo acompanhamento de uma falha detectado pela equipe técnica da VSA. Um exemplo notável foi o pico de magnitude no início do gráfico da Linha EH 01-03 em janeiro de 2018, que desapareceu ao longo do tempo após intervenção e correção. A abordagem proposta para identificação de defeitos revelou-se eficaz. Propusemos também uma análise inicial de mostrar todos os dados condensados em arquivos KML para representação gráfica, para visualização em escala de cores de acordo com o problema. A representação geográfica inicial enfrentou desafios de desempenho ao usar o Google Earth, levando a uma revisão da estratégia. A manipulação dos dados da Transformada Wavelet e uso de ferramentas do Matlab facilitou a identificação dos picos, fundamentais na análise. Pudemos então representar geograficamente os pontos de interesse. Ainda na evolução do projeto, foram introduzidas melhorias para rastreabilidade e acumulação de dados analisados. A transferência de arquivos processados para um diretório separado otimizou a qualidade do processamento, enquanto o acumulador gerou arquivos CSV contendo magnitudes médias e localizações quilométricas, permitindo análises futuras e a criação de modelos de previsão para intervenções, contribuindo para a funcionalidade prolongada da via permanente, fornecendo uma abordagem abrangente para a manutenção preditiva e aprimoramento da infraestrutura ferroviária.

ABSTRACT: O trabalho concentrou-se na avaliação da performance da Transformada Wavelet em comparação com métodos tradicionais de análise de dados de vias permanentes. Fornecidos dados de linhas ferroviárias que apresentavam a medição de alinhamento e nivelamento da via permanente, destacou-se a eficiência da Transformada Wavelet na detecção de pontos potencialmente problemáticos, evidenciada pelo acompanhamento de uma falha detectado pela equipe técnica da VSA. Um exemplo notável foi o pico de magnitude no início do gráfico da Linha EH 01-03 em janeiro de 2018, que desapareceu ao longo do tempo após intervenção e correção. A abordagem proposta para identificação de defeitos revelou-se eficaz. Propusemos também uma análise inicial de mostrar todos os dados condensados em arquivos KML para representação gráfica, para visualização em escala de cores de acordo com o problema. A representação geográfica inicial enfrentou desafios de desempenho ao usar o Google Earth, levando a uma revisão da estratégia. A manipulação dos dados da Transformada Wavelet e uso de ferramentas do Matlab facilitou a identificação dos picos, fundamentais na análise. Pudemos então representar geograficamente os pontos de interesse. Ainda na evolução do projeto, foram introduzidas melhorias para rastreabilidade e acumulação de dados analisados. A transferência de arquivos processados para um diretório separado otimizou a qualidade do processamento, enquanto o acumulador gerou arquivos CSV contendo magnitudes médias e localizações quilométricas, permitindo análises futuras e a criação de modelos de previsão para intervenções, contribuindo para a funcionalidade prolongada da via permanente, fornecendo uma abordagem abrangente para a manutenção preditiva e aprimoramento da infraestrutura ferroviária.


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