Práticas tecnológicas e educacionais: Contribuições no processo de ensino e aprendizagem do aluno disléxico

Machado, Jacqueline Cristina (2023-05-29)

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RESUMO: Essa pesquisa apresenta como tema a análise de práticas tecnológicas e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma criança disléxica. Os alunos que apresentam esse transtorno global de aprendizagem se deparam com diversos obstáculos que os impedem de se desenvolverem plenamente. O objetivo geral é analisar os benefícios do uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem do aluno disléxico. Alguns conceitos da dislexia foram pontuados sob os paradigmas organicista e sociointeracionista. Metodologicamente, foi realizada a revisão bibliográfica descritiva sob o referencial teórico da Psicologia Sociocultural e da Psicopedagogia. Para tanto, foram consultados os seguintes autores: Massi (2007), Signor (2015, 2013 a), Bossa (2007), Massi e Santana (2011), Vygotsky (1998), Barbosa (2017), Kohl (1991), Almeida (1984) e Souza (2009). A metodologia, de cunho qualitativo do estudo de caso teve como instrumentos a observação, a coleta de dados com registro em diário de bordo e entrevista. Após as análises realizadas, postula-se que esse transtorno ocorre por diversos fatores que estão presentes no contexto do sujeito e pode, ou não, apresentar evidências científicas. Por meio desta pesquisa, conclui-se que as estratégias pedagógicas e a diversidade de recursos tecnológicos utilizadas em encontros terapêuticos, contribuem no processo de ensino e aprendizagem de crianças disléxicas.

ABSTRACt: This research presents as theme the analysis of technological practices and their contributions in the teaching and learning process of a dyslexic child.. Students with this global learning disorder face many obstacles that prevent them from developing to their full potential. The general objective is to analyze the benefits of using technological tools in the teaching and learning process of the dyslexic student. Some concepts of dyslexia were pointed out under the organicist and sociointeractionist paradigms. Methodologically, a descriptive bibliographic review was carried out under the theoretical referential of Sociocultural Psychology and Psychopedagogy. To do so, the following authors were consulted: Massi (2007), Signor (2015, 2013 a), Bossa (2007), Massi and Santana (2011), Vygotsky (1998), Barbosa (2017), Kohl (1991), Almeida (1984), and Souza (2009). The methodology, qualitative in nature, of the case study had as instruments the observation, the data collection with logbook and interview. After the analysis, it is postulated that this disorder occurs due to several factors that are present in the context of the subject and may or may not present scientific evidence. Through this research, we conclude that the pedagogical strategies and the diversity of technological resources used in therapeutic meetings contribute to the teaching and learning process of dyslexic children.


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