Guia de procedimentos didático-pedagógicos para adoção do ensino remoto nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Colatina
tese_doutorado
Esta tese trata da construção de um guia didático-pedagógico para contribuir com a aplicabilidade do ensino remoto nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Colatina. A partir do que foi vivido nos anos de 2020 e 2021, em que a exigência de distanciamento social, devido à pandemia da Covid-19, impulsionou a busca por um caminho pelo qual o sistema educacional pudesse continuar sem a presencialidade nas instituições, o ensino remoto foi a solução adotada em, praticamente, todo o mundo. No Ifes, foi denominado e implantado sob a nomenclatura de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP). Estas foram oficializadas pela Resolução n. 1/2020, do Conselho Superior do Instituto, elaborada com base nas normativas do Ministério da Educação (MEC). Após um ano e cinco meses de desafios, aprendizagens, resiliência e reinvenção, com inúmeras experiências a serem lapidadas ou descartadas, mas tantas outras exitosas, a hipótese de que a implantação e a utilização do ensino remoto poderiam ser aprimoradas para sua adoção em situações futuras foi considerada e validada por meio de pesquisas bibliográficas, bibliométricas, bem como da aplicação de questionários e realização de grupo focal junto aos atores envolvidos diretamente em sua utilização no Ifes - campus Colatina. O resultado foi a construção de um guia que contém procedimentos didático-pedagógicos com orientações para o planejamento, organização, implantação e utilização nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus Colatina, o qual poderá ser adaptado para outros cursos, campi ou instituições que desejarem utilizá-lo.
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