dc.contributor.advisor | Colombo, Cristiano da Silveira | |
dc.contributor.author | Tibúrcio, Michele Procópio Torres Albuquerque | |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T13:41:41Z | |
dc.date.available | 2024-01-23T13:41:41Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | Tibúrcio, Michele Procópio Torres Albuquerque. A tecnologia digital como ferramenta didática para o público autista. 2018. 61 f. TCC (Pós Graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo – Cefor, Vitória, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4257 | |
dc.description.abstract | A tecnologia se faz inserida em diversos aspectos da sociedade, trazendo consigo
revolução e visão de futuro. Esta inovação vem também se consolidar no campo
educacional, mostrando uma necessidade de transformação digital. Diante de tantas
possibilidades, busca-se a utilização da ferramenta tecnológica digital para o público
com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o qual possui como características o
transtorno, a dificuldade no convívio social, a interação e a socialização, tornando-se
alunos esquecidos dentro de uma sala de aula, por falta de capacitação do professor
para ministrar o aprendizado a eles. Sendo assim, o objetivo é evidenciar se a
tecnologia digital pode potencializar o aprendizado para o aluno com TEA, tornandose mais uma ferramenta didática. Foi realizada uma análise com crianças das redes
de ensino estadual e privada, ambas com acesso à tecnologia digital, sendo dois
estudantes da escola particular, na faixa etária de 7 e 10 anos de idade; e os outros
dois, da escola pública, com faixa etária de 15 e 17 anos de idade. Os professores
regentes de cada aluno participaram ativamente do diagnóstico realizado. Também
responderam a questionários inicial e final, com o objetivo de comprovar a tecnologia
digital como ferramenta didática para o aluno com TEA. Foram elaborados materiais
de apoio, além de um cronograma para a aplicação da pesquisa, realizada no período
de um mês, em dois dias da semana, sendo um dia em cada escola, em duas
horas/dia. Observa-se que alunos com diagnóstico do TEA conseguiram um
aprendizado mais significativo por se sentirem mais motivados ao ensino diante de
um computador, que amplia o seu campo visual, tirando o que é abstrato e tornando
o ensino algo mais concreto. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Ensino - meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.title | A tecnologia digital como ferramenta didática para o público autista | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Lato Sensu em Informática na Educação | |
dc.contributor.member | Caetano, Michele Silva da Mata | |
dc.contributor.member | Rodrigues Júnior, Edmundo | |
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