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A tecnologia digital como ferramenta didática para o público autista

dc.contributor.advisorColombo, Cristiano da Silveira
dc.contributor.authorTibúrcio, Michele Procópio Torres Albuquerque
dc.date.accessioned2024-01-23T13:41:41Z
dc.date.available2024-01-23T13:41:41Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationTibúrcio, Michele Procópio Torres Albuquerque. A tecnologia digital como ferramenta didática para o público autista. 2018. 61 f. TCC (Pós Graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo – Cefor, Vitória, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4257
dc.description.abstractA tecnologia se faz inserida em diversos aspectos da sociedade, trazendo consigo revolução e visão de futuro. Esta inovação vem também se consolidar no campo educacional, mostrando uma necessidade de transformação digital. Diante de tantas possibilidades, busca-se a utilização da ferramenta tecnológica digital para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o qual possui como características o transtorno, a dificuldade no convívio social, a interação e a socialização, tornando-se alunos esquecidos dentro de uma sala de aula, por falta de capacitação do professor para ministrar o aprendizado a eles. Sendo assim, o objetivo é evidenciar se a tecnologia digital pode potencializar o aprendizado para o aluno com TEA, tornandose mais uma ferramenta didática. Foi realizada uma análise com crianças das redes de ensino estadual e privada, ambas com acesso à tecnologia digital, sendo dois estudantes da escola particular, na faixa etária de 7 e 10 anos de idade; e os outros dois, da escola pública, com faixa etária de 15 e 17 anos de idade. Os professores regentes de cada aluno participaram ativamente do diagnóstico realizado. Também responderam a questionários inicial e final, com o objetivo de comprovar a tecnologia digital como ferramenta didática para o aluno com TEA. Foram elaborados materiais de apoio, além de um cronograma para a aplicação da pesquisa, realizada no período de um mês, em dois dias da semana, sendo um dia em cada escola, em duas horas/dia. Observa-se que alunos com diagnóstico do TEA conseguiram um aprendizado mais significativo por se sentirem mais motivados ao ensino diante de um computador, que amplia o seu campo visual, tirando o que é abstrato e tornando o ensino algo mais concreto.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino - meios auxiliarespt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.titleA tecnologia digital como ferramenta didática para o público autistapt_BR
dc.typetccpt_BR
ifes.course.underposgraduateLato Sensu em Informática na Educação
dc.contributor.memberCaetano, Michele Silva da Mata
dc.contributor.memberRodrigues Júnior, Edmundo


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