A avaliação da usabilidade do comércio eletrônico por consumidores da geração Z: um estudo de caso em Marilândia, ES, Brasil
artigo
O comércio eletrônico tornou-se uma força dominante no cenário do varejo devido, principalmente, à rápida evolução da tecnologia da informação e da forte presença da geração Z neste mercado. O objetivo principal deste estudo é identificar os fatores que contribuem para que os consumidores dessa geração optem por realizar suas compras online, compreender o processo de decisão de compra nesse ambiente e avaliar a usabilidade dessa ferramenta no processo de compra. A pesquisa classifica-se como quantitativa exploratória e aplicada, sendo a amostra não probabilística por conveniência e os dados foram obtidos por meio de aplicação de questionário elaborado pelo autor. Por meio da análise dos resultados, conclui-se que os aspectos como preço, facilidade e diversificação de produtos são valorizados pelos consumidores da geração Z que residem na cidade de Marilândia/ES. Além disso, os resultados apontam para uma alta satisfação geral, preferência por compra online e uma visão positiva dessa experiência. É relevante para as empresas que utilizam o e-commerce como uma ferramenta de venda entender o comportamento e as preferências dos consumidores da geração Z para obter sucesso no mercado atual. O comércio eletrônico é, sem dúvida, o presente e o futuro do varejo, e seu entendimento é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
The e-commerce has become a dominate strength in the retail commerce because of the fast evolution of information technology and the strong existence of generation Z in this market. The purpose of this study is to identify the key factors that influence to consumers of this generation choosing to buy online, to understand the purchasing decision process when they are buying online and to evaluate the usability of this tool in the purchasing process. This research is classified as quantitative, exploratory and applied, with a non-probabilistic sample for convenience and the data were obtained through the application of questionnaire made by the author. After analyzing the results, it was verified that aspects such as price, ease and product diversification are valued by generation Z consumers who lives in the city of Marilândia, Espírito Santo state. Moreover, the results explain the high level of satisfaction, the preference to purchasing online and a positive view of this experience. It is very important to the companies that use e-commerce as a sales tool to understand the behavior and preferences of generation Z consumers to be successful in this market. No doubt, the e-commerce is the present and the future of retail commerce, and its understanding is essential for the success of any business.
Redes Sociais