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Aula de campo na Reserva Biológica Duas Bocas - Cariacica/ES: abordagem investigativa para alfabetização científica

dc.contributor.advisorCampos, Carlos Roberto Pires
dc.contributor.authorCarvalho, Caroline Neves de
dc.date.accessioned2024-01-22T15:23:52Z
dc.date.available2024-01-22T15:23:52Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationCARVALHO, C.N. Aula de campo na Reserva Biológica Duas Bocas - Cariacica/ES: abordagem investigativa para alfabetização científica. 2023. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha, Vila Velha, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4253
dc.description.abstractA pesquisa objetivou analisar as contribuições pedagógicas do desenvolvimento da aula de campo, abordada a partir dos preceitos do Ensino por Investigação (EPI), utilizando como recorte físico-territorial o córrego Pau Amarelo, localizado na Reserva Biológica Duas Bocas, em Cariacica/ES. O aporte teórico centrou-se na teoria sócio-histórica de Vygotsky por acreditarmos que os sujeitos se formam e se constituem por meio de relações mediadas com o meio e com o outro. A pesquisa foi fundamentada em Jacobucci (2008), Compiani e Carneiro (1993) e Sasseron e Carvalho (2008). Foram desenvolvidas atividades à luz do EPI em uma aula de campo aplicada em um ambiente fluvial, como subsídio para análise geoambiental do córrego. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, aplicada junto a estudantes do nível médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação participante, anotações em diário de campo e o material escrito produzido pelos estudantes, subsidiados por gravações de áudio e fotografias. A análise dos dados coletados foi realizada de acordo com a análise de conteúdo (BARDIN, 2011), utilizando também os indicadores de alfabetização científica propostos por Sasseron e Carvalho (2008). O produto educacional apresentado tratou-se de um guia didático voltado para aula de campo desenvolvida, a partir de uma abordagem investigativa, no córrego Pau Amarelo, como espaço de educação não formal que pode ser explorado por professores da Educação Básica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The research aimed to analyze the pedagogical contributions of the development of the field class, approached from the precepts of Teaching by Research (EPI), using as a physical-territorial cut the Pau Amarelo stream, located in the Biological Reserve of Duas Bocas, in Cariacica/ES. The theoretical contribution focuses on Vygotsky's sociohistorical theory because we believe that subjects are formed and constituted through mediated relations with the environment and with the other. The research is based on Jacobucci (2008), Compiani and Carneiro (1993) and Sasseron and Carvalho (2008). Activities were developed in the light of EPI in a field class applied in a fluvial environment, as a subsidy for geoenvironmental analysis of the stream. This is a qualitative research, of the case study type, applied to high school students of the state school system of Espírito Santo. For the production of data were used the techniques of participant observation, notes in field diary and the written material produced by the students, subsidized by audio recordings and photographs. The analysis of the data produced was performed according to the content analysis (BARDIN, 2011), also using the indicators of scientific literacy proposed by Sasseron and Carvalho (2008). The educational product presented is a didactic guide focused on a field class developed, from an investigative approach, in the Pau Amarelo stream, as a space of non-formal education that can be explored by teachers of Basic Education.pt_BR
dc.format.extent174 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCiências – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectReserva Biológica Duas Bocaspt_BR
dc.titleAula de campo na Reserva Biológica Duas Bocas - Cariacica/ES: abordagem investigativa para alfabetização científicapt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEducação em Ciências e Tecnologiaspt_BR
ifes.researchAreaEducação não formal, diversidade, sustentabilidade, história e memórias no contexto da educação em Ciênciaspt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3541902868372066pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberOliveira, Márcia Gonçalves de
dc.contributor.memberGonzalez, Soler
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2109227810924409pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7708-4597pt_BR


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