Aula de campo na Reserva Biológica Duas Bocas - Cariacica/ES: abordagem investigativa para alfabetização científica

Carvalho, Caroline Neves de (2023)

dissertacao_mestrado

A pesquisa objetivou analisar as contribuições pedagógicas do desenvolvimento da aula de campo, abordada a partir dos preceitos do Ensino por Investigação (EPI), utilizando como recorte físico-territorial o córrego Pau Amarelo, localizado na Reserva Biológica Duas Bocas, em Cariacica/ES. O aporte teórico centrou-se na teoria sócio-histórica de Vygotsky por acreditarmos que os sujeitos se formam e se constituem por meio de relações mediadas com o meio e com o outro. A pesquisa foi fundamentada em Jacobucci (2008), Compiani e Carneiro (1993) e Sasseron e Carvalho (2008). Foram desenvolvidas atividades à luz do EPI em uma aula de campo aplicada em um ambiente fluvial, como subsídio para análise geoambiental do córrego. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, aplicada junto a estudantes do nível médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação participante, anotações em diário de campo e o material escrito produzido pelos estudantes, subsidiados por gravações de áudio e fotografias. A análise dos dados coletados foi realizada de acordo com a análise de conteúdo (BARDIN, 2011), utilizando também os indicadores de alfabetização científica propostos por Sasseron e Carvalho (2008). O produto educacional apresentado tratou-se de um guia didático voltado para aula de campo desenvolvida, a partir de uma abordagem investigativa, no córrego Pau Amarelo, como espaço de educação não formal que pode ser explorado por professores da Educação Básica.

ABSTRACT: The research aimed to analyze the pedagogical contributions of the development of the field class, approached from the precepts of Teaching by Research (EPI), using as a physical-territorial cut the Pau Amarelo stream, located in the Biological Reserve of Duas Bocas, in Cariacica/ES. The theoretical contribution focuses on Vygotsky's sociohistorical theory because we believe that subjects are formed and constituted through mediated relations with the environment and with the other. The research is based on Jacobucci (2008), Compiani and Carneiro (1993) and Sasseron and Carvalho (2008). Activities were developed in the light of EPI in a field class applied in a fluvial environment, as a subsidy for geoenvironmental analysis of the stream. This is a qualitative research, of the case study type, applied to high school students of the state school system of Espírito Santo. For the production of data were used the techniques of participant observation, notes in field diary and the written material produced by the students, subsidized by audio recordings and photographs. The analysis of the data produced was performed according to the content analysis (BARDIN, 2011), also using the indicators of scientific literacy proposed by Sasseron and Carvalho (2008). The educational product presented is a didactic guide focused on a field class developed, from an investigative approach, in the Pau Amarelo stream, as a space of non-formal education that can be explored by teachers of Basic Education.


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