Show simple item record

“Uma caixa misteriosa”: os blocos lógicos como proposta para o desenvolvimento do raciocínio combinatório na infância

dc.contributor.advisorZanon, Thiarla Xavier Dal-Cin
dc.contributor.authorSilva, Larissa Souza da
dc.date.accessioned2024-01-22T10:46:38Z
dc.date.available2024-01-22T10:46:38Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Souza da. "Uma caixa misteriosa": os blocos lógicos como proposta para o desenvolvimento do raciocínio combinatório na infância. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4241
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa investigou como os blocos lógicos podem auxiliar no desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de cinco anos. Para isso, desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo, de base epistemológica interpretativa, com vinte crianças de uma turma da educação infantil de uma escola municipal de Jerônimo Monteiro/ES. O trabalho com os blocos lógicos a partir de atividades intencionalmente elaboradas com características de arranjo simples, permitiu que as crianças efetuassem escolhas seguindo critérios, resolvessem problemas e dialogassem em grupos. Os dados mostraram ser possível explorar essa temática desde o início da escolarização desde que professores que lecionam na educação infantil se predisponham a conhecer materiais disponíveis na escola, sua funcionalidade e objetivos; a elaborar sequências didáticas tais como aquela aqui proposta; e a registrar as questões que pretendem explorar com os alunos, a partir de um material didático, de modo a mobilizar o desenvolvimento do raciocínio combinatório.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research investigated how logic blocks can help in the development of combinatorial reasoning in five-year-old children. To this end, a qualitative case study, with an interpretative epistemological basis, was developed with twenty children from an early childhood education class at a municipal school in Jerônimo Monteiro/ES. Working with logical blocks based on activities intentionally designed with simple arrangement characteristics, allowed children to make choices following criteria, solve problems and dialogue in groups. The data showed that it is possible to explore this theme from the beginning of schooling as long as teachers who teach in early childhood education are willing to know materials available at school, their functionality and objectives; to develop didactic sequences such as the one proposed here; and to record the questions they intend to explore with students, using teaching material, in order to mobilize the development of combinatorial reasoning.pt_BR
dc.format.extent39 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectBlocos lógicospt_BR
dc.subjectRaciocínio combinatóriopt_BR
dc.subjectArranjo simplespt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.title“Uma caixa misteriosa”: os blocos lógicos como proposta para o desenvolvimento do raciocínio combinatório na infânciapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4458768372376772pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberGandine, Carolina de Oliveira Souza
dc.contributor.memberPassos, Patricia Laurindo da Cunha
ifes.member.latteshttps://lattes.cnpq.br/6670414924774025pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1499031458531539pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record