“Uma caixa misteriosa”: os blocos lógicos como proposta para o desenvolvimento do raciocínio combinatório na infância

Silva, Larissa Souza da (2023-12-19)

tcc

RESUMO: Esta pesquisa investigou como os blocos lógicos podem auxiliar no desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de cinco anos. Para isso, desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo, de base epistemológica interpretativa, com vinte crianças de uma turma da educação infantil de uma escola municipal de Jerônimo Monteiro/ES. O trabalho com os blocos lógicos a partir de atividades intencionalmente elaboradas com características de arranjo simples, permitiu que as crianças efetuassem escolhas seguindo critérios, resolvessem problemas e dialogassem em grupos. Os dados mostraram ser possível explorar essa temática desde o início da escolarização desde que professores que lecionam na educação infantil se predisponham a conhecer materiais disponíveis na escola, sua funcionalidade e objetivos; a elaborar sequências didáticas tais como aquela aqui proposta; e a registrar as questões que pretendem explorar com os alunos, a partir de um material didático, de modo a mobilizar o desenvolvimento do raciocínio combinatório.

ABSTRACT: This research investigated how logic blocks can help in the development of combinatorial reasoning in five-year-old children. To this end, a qualitative case study, with an interpretative epistemological basis, was developed with twenty children from an early childhood education class at a municipal school in Jerônimo Monteiro/ES. Working with logical blocks based on activities intentionally designed with simple arrangement characteristics, allowed children to make choices following criteria, solve problems and dialogue in groups. The data showed that it is possible to explore this theme from the beginning of schooling as long as teachers who teach in early childhood education are willing to know materials available at school, their functionality and objectives; to develop didactic sequences such as the one proposed here; and to record the questions they intend to explore with students, using teaching material, in order to mobilize the development of combinatorial reasoning.


Collections: