GESTÃO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO PARTICIPATIVA NOS ESPAÇOS ESCOLARES
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O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura, no qual buscou-se artigos, indexados nas bases de dados SciELO e Periódicos CAPES, tendo como objetivo analisar as práticas de gestão escolar participativa no contexto educacional brasileiro, com foco no perfil dos diretores de escolas e nas políticas de gestão escolar. Pretende-se compreender e refletir sobre a complexidade da manutenção da parceria entre a gestão escolar e a comunidade, estabelecendo metas a serem criadas e compartilhadas entre ambos, partindo da premissa e que essa é uma parceria necessária para o estabelecimento das condições favoráveis e necessárias para o desenvolvimento de um ambiente participativo. Diante dos desafios atualmente postos nas escolas, evidencia-se a necessidade da participação coletiva de todos que trabalham com a educação em conjunto com a comunidade, visando ao compromisso e a qualidade da educação. Um instrumento de suma importância no processo de democratização das tomadas de decisões é o Projeto Político Pedagógico, sendo ele um eixo norteador construído por todos os segmentos que compõem a escola, de modo a ouvir a comunidade escolar, representada pelo Conselho de Escola, os alunos, representado pelo Conselho dos Alunos Lideres, além dos professores e representantes dos demais profissionais da escola, colaborando para que verdadeiramente a gestão escolar seja democrática e participativa. Nesse sentido, este trabalho busca refletir questões que possam ser eficazes para uma gestão participativa nos espaços escolares e consequentemente garantir uma escola onde seus atores principais sintam o prazer de ensinar e de aprender. O problema de pesquisa é entender quais os fatores e/ou aspectos que influenciam diretamente na participação da comunidade escolar nas ações da escola. Com isso foi possível concluir que a gestão democrática e a participativa nos espaços escolares contribuem na garantia da qualidade na educação, uma vez que promovem formação social, intelectual e até mesmo profissional dos alunos.
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