TRANSTORNO DE ANSIEDADE E ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Monico, Caroliny de Jesus (2023-12-04)

tcc

A pesquisa apresenta como tema Transtorno de Ansiedade e as possíveis estratégias de ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo uma pesquisa bibliográfica, que se caracteriza como básica de abordagem qualitativa e de cunho exploratório, realizada entre os meses de maio a novembro de 2023. O estudo visou investigar em fontes teóricas as dificuldades enfrentadas no processo ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno de Ansiedade, bem como indicar possíveis estratégias para mediá-las. Foi possível constatar com os resultados da pesquisa que o Transtorno de Ansiedade pode exercer influência significativa nos processos de aprendizagem, especialmente quando as crianças enfrentam sintomas excessivos. A falta de uma abordagem adequada para lidar com essa ansiedade pode, não apenas inibir o desenvolvimento social da criança, mas também impactar no seu desempenho escolar. Diante desse cenário, iniciativas por parte do professor não apenas podem contribuir para a redução dos níveis de ansiedade, mas também para a promoção de um ambiente de aprendizagem mais seguro e acolhedor, fatores essenciais para o progresso acadêmico e emocional dessas crianças. A parceria da escola com a família pode fornecer uma compreensão mais abrangente dos desafios enfrentados pela criança, permitindo a implementação de estratégias tanto na escola quanto no ambiente familiar, promovendo, assim, o bem-estar do aluno. A busca por apoio psicológico também surge como uma alternativa eficaz na redução da ansiedade. Dentro desse contexto, a terapia cognitivo-comportamental se destaca como uma abordagem para enfrentar pensamentos e comportamentos disfuncionais. Com a pesquisa foi possível discutir e compreender a relevância da temática e a possibilidade de pensar em estratégias de ensino específicas para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com Transtorno de Ansiedade, tendo em vista, que poucos artigos foram encontrados nas bases de dados brasileiras, sendo necessário expandir a pesquisa para a plataforma Web of Science, que engloba trabalhos internacionais, mostrando a carência de informações sobre a temática no meio científico. A elaboração deste estudo também abre perspectivas para futuras pesquisas direcionadas ao ensino e à aprendizagem de alunos com Transtorno de Ansiedade, com enfoque em estratégias e/ou ações didático-pedagógicas específicas para esse público.

The subject of this research is Anxiety Disorder and possible teaching strategies for the early years of elementary school. As a bibliographical research, characterized as basic, with a qualitative approach and exploratory in nature, carried out between the months of May and November 2023, the study aimed to investigate in theoretical sources the difficulties faced in teaching and learning by students with Anxiety Disorder, as well as strategies for mediating them. The results of the research show that Anxiety Disorder can have a significant influence on learning processes, especially when children experience excessive symptoms. The lack of an adequate approach to dealing with this anxiety can not only inhibit the child's social development, but also impact on their school performance. Faced with this scenario, initiatives on the part of the teacher can not only contribute to reducing anxiety levels, but also to promoting a safer and more welcoming learning environment, essential factors for the academic and emotional progress of these children. The school's partnership with parents can provide a more comprehensive understanding of the challenges faced by the child, allowing strategies to be implemented both at school and in the family environment, thus promoting the student's well-being. Seeking psychological support is also an effective alternative for reducing anxiety. Within this context, cognitive-behavioral therapy stands out as an approach to dealing with dysfunctional thoughts and behaviors. The research made it possible to discuss and understand the relevance of the theme of specific teaching strategies for students in the early years of elementary school with Anxiety Disorder, bearing in mind that few articles were found in Brazilian databases, making it necessary to expand the search to the Web of Science platform, which includes international works, showing the lack of information on the subject in the scientific environment. This study also opens up prospects for future research into the teaching and learning of students with anxiety disorders, focusing on specific didactic-pedagogical strategies and/or actions for this audience.


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