Show simple item record

O PAPEL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFES) CAMPUS BARRA DE SÃO FRANCISCO NA QUALIFICAÇÃO SOCIOPROFISSIONAL: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO CONCOMITANTE EM ADMINISTRAÇÃO.

dc.contributor.advisorSIQUEIRA, LEONARDO DE MIRANDA
dc.contributor.authorVITORAZZI, BRISSA F.
dc.date.accessioned2024-01-16T10:14:54Z
dc.date.available2024-01-16T10:14:54Z
dc.date.issued2023-12-27
dc.identifier.citationABIROCHAS - Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais. Histórico Brasileiro no Mercado Internacional - 2021. 2022. Disponível em: https://abirochas.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Historico-Brasileiro-no-Mercado-Internacional-2021.pdf. Acesso em: 05 de Agosto de 2023 ALMEIDA, Marcio Melo. A escassez de líderes no mercado de trabalho: O papel do professor universitário na formação deste profissional pode colaborar para a mudança do cenário atual. Revista de Pós-Graduação da UNIABEU. Gestão & Sociedade Belford Roxo v. I, Número 1, Janeiro - Julho 2012 ANPO. Bases para o ordenamento e desenvolvimento sustentável da mineração de rochas ornamentais no noroeste do Espírito Santo. 2013. Disponível em:<http://anpo.com.br/downloads/fd2591basesordsustabril%202013.pdf>. Acesso em 26 de Jun. 2022. ARANTES, Dênio Rebello, et al., Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração. Instituto Federal do Espírito Santo. Barra de São Francisco/ES, 2015 ARÊAS, Carlos Arthur, et al., Pesquisa Nacional de Egrept_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4229
dc.description.abstractEste estudo investiga a situação dos egressos do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Barra de São Francisco. O curso foi implementado em 2014 para atender à demanda regional no setor de comércio e serviços. A pesquisa objetiva compreender o papel do Ifes na trajetória profissional e acadêmica dos egressos, considerando a contribuição do curso para a formação de mão de obra qualificada. A metodologia envolveu entrevistas e revisão bibliográfica, e os resultados indicam que 45% dos egressos estão inseridos no mercado de trabalho sob o regime da CLT, embora nem todos atuem na área do curso. Os resultados gerais são positivos, com 77% dos participantes reconhecendo a contribuição do curso para suas carreiras e melhorias na qualidade de vida. O estudo destaca a relevância do Ifes na formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectegressos, qualificação técnica, profissional em administração.pt_BR
dc.titleO PAPEL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFES) CAMPUS BARRA DE SÃO FRANCISCO NA QUALIFICAÇÃO SOCIOPROFISSIONAL: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO CONCOMITANTE EM ADMINISTRAÇÃO.pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localBarra de São Franciscopt_BR
ifes.campusCampus_Barra_de_Sao_Franciscopt_BR
dc.contributor.institutionINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1796320260592037pt_BR
ifes.course.undergraduateADMINISTRAÇÃO
dc.contributor.memberOLIVEIRA, CARLA SOFIA VARELAS
dc.contributor.memberSILVA, CRISTIANE CANDIDA DA


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record