dc.contributor.advisor | SIQUEIRA, LEONARDO DE MIRANDA | |
dc.contributor.author | VITORAZZI, BRISSA F. | |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T10:14:54Z | |
dc.date.available | 2024-01-16T10:14:54Z | |
dc.date.issued | 2023-12-27 | |
dc.identifier.citation | ABIROCHAS - Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais. Histórico Brasileiro no Mercado Internacional - 2021. 2022. Disponível em: https://abirochas.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Historico-Brasileiro-no-Mercado-Internacional-2021.pdf. Acesso em: 05 de Agosto de 2023 ALMEIDA, Marcio Melo. A escassez de líderes no mercado de trabalho: O papel do professor universitário na formação deste profissional pode colaborar para a mudança do cenário atual. Revista de Pós-Graduação da UNIABEU. Gestão & Sociedade Belford Roxo v. I, Número 1, Janeiro - Julho 2012 ANPO. Bases para o ordenamento e desenvolvimento sustentável da mineração de rochas ornamentais no noroeste do Espírito Santo. 2013. Disponível em:<http://anpo.com.br/downloads/fd2591basesordsustabril%202013.pdf>. Acesso em 26 de Jun. 2022. ARANTES, Dênio Rebello, et al., Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração. Instituto Federal do Espírito Santo. Barra de São Francisco/ES, 2015 ARÊAS, Carlos Arthur, et al., Pesquisa Nacional de Egre | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4229 | |
dc.description.abstract | Este estudo investiga a situação dos egressos do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Barra de São Francisco. O curso foi implementado em 2014 para atender à demanda regional no setor de comércio e serviços. A pesquisa objetiva compreender o papel do Ifes na trajetória profissional e acadêmica dos egressos, considerando a contribuição do curso para a formação de mão de obra qualificada. A metodologia envolveu entrevistas e revisão bibliográfica, e os resultados indicam que 45% dos egressos estão inseridos no mercado de trabalho sob o regime da CLT, embora nem todos atuem na área do curso. Os resultados gerais são positivos, com 77% dos participantes reconhecendo a contribuição do curso para suas carreiras e melhorias na qualidade de vida. O estudo destaca a relevância do Ifes na formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | egressos, qualificação técnica, profissional em administração. | pt_BR |
dc.title | O PAPEL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFES) CAMPUS BARRA DE SÃO FRANCISCO NA QUALIFICAÇÃO SOCIOPROFISSIONAL: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO CONCOMITANTE EM ADMINISTRAÇÃO. | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Barra de São Francisco | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Barra_de_Sao_Francisco | pt_BR |
dc.contributor.institution | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1796320260592037 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | ADMINISTRAÇÃO | |
dc.contributor.member | OLIVEIRA, CARLA SOFIA VARELAS | |
dc.contributor.member | SILVA, CRISTIANE CANDIDA DA | |
Redes Sociais