O PAPEL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFES) CAMPUS BARRA DE SÃO FRANCISCO NA QUALIFICAÇÃO SOCIOPROFISSIONAL: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO CONCOMITANTE EM ADMINISTRAÇÃO.

VITORAZZI, BRISSA F. (2023-12-27)

tcc

Este estudo investiga a situação dos egressos do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Barra de São Francisco. O curso foi implementado em 2014 para atender à demanda regional no setor de comércio e serviços. A pesquisa objetiva compreender o papel do Ifes na trajetória profissional e acadêmica dos egressos, considerando a contribuição do curso para a formação de mão de obra qualificada. A metodologia envolveu entrevistas e revisão bibliográfica, e os resultados indicam que 45% dos egressos estão inseridos no mercado de trabalho sob o regime da CLT, embora nem todos atuem na área do curso. Os resultados gerais são positivos, com 77% dos participantes reconhecendo a contribuição do curso para suas carreiras e melhorias na qualidade de vida. O estudo destaca a relevância do Ifes na formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho.


Collections: